Gestão do conhecimento em empresa internacional de energia

  • Lydia Maria Pinto Brito Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar - UNP.
  • Alcêdo Pinheiro Galvão Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Patrícia Whebber Souza de Oliveira Professora do Curso de Administração da UFRN
Palavras-chave: Conhecimento. Conhecimento Organizacional.Gestão do Conhecimento.

Resumo

Gerir o conhecimento organizacional é demanda fundamental das organizações contemporâneas. Para uma empresa de economia mista internacional existe um desafio maior que é apresentar resultados empresariais no curto e médio prazo que permitam manter os níveis de excelência na prestação de serviços num cenário de alta complexidade e garantir sua expansão atual e futura no mercado e sociedade. A empresa estudada é a maior empresa do Brasil e 8ª do mundo em valor de mercado, e está presente em 28 países. Situação que exige a busca contínua de aprendizagem organizacional, saberes de ponta e soluções inovadoras para os desafios emergentes no processo de gestão. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos gestores, supervisores e compradores do setor de contratação de bens de uma empresa internacional de energia sobre a gestão do conhecimento na organização. Sua principal referência é o modelo de avaliação de Bukowitz e Williams (2002). A metodologia de natureza quantitativa caracteriza-se com relação: aos fins como descritiva, e aos procedimentos como estudo de caso. A média geral obtida com a pesquisa foi de 68%, valor correlato com o padrão proposto, que caracteriza como aceitáveis valores entre 30 a 70%. Assim, a análise dos dados indica que na percepção dos sujeitos pesquisados, a organização já tem implantada formalmente a Gestão do Conhecimento tanto no nível tático como estratégico, entretanto, pelo porte da empresa, necessita melhorar na área estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar - UNP.
Mestre em Sociologia e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Alcêdo Pinheiro Galvão, Professor Assistente IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Graduação em Adminsitração de Empresas (UERN),Especialista em Gestão com Pessoas (UERN) e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar - UNP.
Patrícia Whebber Souza de Oliveira, Professora do Curso de Administração da UFRN
Mestra em Administração pela UFRN Doutora em Educação pela UFRN
Publicado
2013-05-10
Como Citar
Brito, L. M. P., Galvão, A. P., & Oliveira, P. W. S. de. (2013). Gestão do conhecimento em empresa internacional de energia. Informação & Sociedade: Estudos, 23(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/12893
Seção
Relatos de Pesquisa