Memória Organizacional: a construção de um instrumento em sistema acessível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52225

Resumo

A história das organizações tem sido cada dia mais alvo de estudos científicos, deve-se a isso os reflexos que as organizações têm na sociedade de maneira geral. Criar meios de registrar e preservar a evolução das organizações é fundamental e, por isso, torna-se um fazer do arquivista.   Uma ferramenta capaz de colaborar com isso é a memória organizacional que, apoiada na gestão de documentos e gestão da informação, torna-se capaz de impulsionar a gestão do conhecimento nas organizações. A presente pesquisa buscou discutir e apresentar os elementos fundamentais para construção da memória organizacional, tendo como objetivo norteador a construção de um instrumento capaz de captar informações sobre os processos operacionais relevantes à memória organizacional.  Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica em torno dos temas memória organizacional, gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento e planejamento administrativo, com o intuito de compreender os elementos fundamentais da memória organizacional. Como resultado da pesquisa detalha-se a elaboração de um instrumento de registro e controle, a Ficha de Registro de Memória Organizacional, composta por sete guias, utilizando-se o aplicativo Excel. Como procedimentos metodológicos para essa finalidade foram utilizados a pesquisa documental e a realização de uma pesquisa de survey com aplicação de questionários e entrevistas. Identificou-se também como resultado que a elaboração de fluxogramas e Procedimento Operacional Padrão contribui com a memória organizacional, na medida em que possibilita o registro dos processos e atividades desenvolvidos pelas organizações, uma das lacunas presentes nos estudos de memória organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Fabiana Izídio de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Arquivista, doutoranda e mestra em Ciência da Informação, área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento, linha de pesquisa: Gestão, Mediação e Uso da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Gestão de Documentos e Informações: Teoria e Prática Arquivística pela Faculdade Integrada AVM (2012), Técnica Jurídica pelo ETEC Antônio Devisate (2012). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2007).

Marcia Cristina Pazin de Carvalho Vitoriano, Universidade Estadual paulista Júlio Mesquita Filho

Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, é bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. Docente do Departamento de Ciência da Informação, curso de Arquivologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Almeida, M. F. I. de, & Vitoriano, M. C. P. de C. (2020). Memória Organizacional: a construção de um instrumento em sistema acessível. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–25. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52225

Edição

Seção

Artigos de Revisão