Padrão de metadados para obras raras na web: um estudo exploratório na Fundação Oswaldo Cruz

Autores

  • Jeorgina Gentil Rodrigues Fundação Oswaldo Cruz
  • Maria Cristina Soares Guimarães Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Representação Descritiva, Metadados, Obras Raras

Resumo

A trajetória centenária Fundação Oswaldo Cruz em pesquisa em saúde propiciou à instituição compor uma coleção de obras raras que se constitui como uma memória científica ímpar no país, e se apresenta como fonte privilegiada para estudos de várias naturezas no campo da Ciência da Informação. A gestão das coleções e o processo de recuperação da informação se tornaram uma tarefa complexa diante da grande e variada oferta de formatos analógicos e digitais atualmente disponíveis. Sintonizado com a política de informação que orienta o fortalecimento do Repositório Institucional da Fiocruz, ARCA, o objetivo do estudo aqui relatado foi construir um padrão de metadados para descrever obras raras, tendo com padrão de referência o modelo Dublin Core com vistas a disponibilizar para a comunidade cientifica uma valiosa fonte de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeorgina Gentil Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação em Saúde do Icict/Fiocruz. Bibliotecária da Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

Maria Cristina Soares Guimarães, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ciência da Informação, CNPq/Ibict - ECO/UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

Downloads

Publicado

2014-05-16

Como Citar

Rodrigues, J. G., & Guimarães, M. C. S. (2014). Padrão de metadados para obras raras na web: um estudo exploratório na Fundação Oswaldo Cruz. Informação &Amp; Sociedade, 24(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16592

Edição

Seção

Relatos de Experiência