Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes

  • Beatriz Valadares Cendón UFMG
  • Nádia Ameno Ribeiro UFMG
  • Consuelo Joncew Chaves UFMG
Palavras-chave: Survey. Taxa de retorno. Não respondentes. Estudos de usuários.

Resumo

Um problema detectado nas pesquisas de web survey é o crescimento das taxas de não respondentes. Para compreender os motivos pelos quais alguns respondentes optaram por não participar da pesquisa e como os seus contextos influenciam a sua participação, este trabalho analisa o conteúdo de 1715 comentários, recebidos dos recipientes de um web survey de grande porte. O artigo apresenta inicialmente uma revisão de literatura sobre web surveys e faz recomendações para o seu planejamento e desenvolvimento do questionário. A seguir é apresentada a metodologia e a análise quantitativa e qualitativa das mensagens recebidas. Os comentários se dividem em dois grupos principais: os motivados por questões técnicas e os relativos a pedidos ou oferecimento de informações. Os resultados indicam que os problemas técnicos não são predominantes constituindo 8,8% dos comentários, e que o contexto institucional e área do conhecimento dos docentes de universidades federais não influenciam o tipo de comentário. Observou-se nos comentários que a maioria dos não-respondentes pareciam ter a intenção inicial de participar, mas, para eles os fatores de ordem pessoal, institucional ou técnica tiveram maior ocorrência que para os respondentes os levando a desistir. Numa análise final, os comentários mostram que alguns problemas são mais difíceis de serem evitados por se relacionarem com contextos pessoais, institucionais ou de infra-estrutura tecnológica fora de controle da equipe de pesquisa, enquanto outros são evitáveis e ainda outros requerem ações de esclarecimento apenas. O trabalho sugere, para cada categoria de comentário, ações a serem tomadas pela equipe de pesquisa para minimizar as ocasiões em que o recipiente do web survey decide não responder à pesquisa e compartilha a experiência obtida com a pesquisa realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Valadares Cendón, UFMG
Doutora em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin, EUA. Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Nádia Ameno Ribeiro, UFMG
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Consuelo Joncew Chaves, UFMG
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa CNPq "Informação e sistemas de informação: estudos de usuários e usos" da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2014-12-20
Como Citar
Cendón, B. V., Ribeiro, N. A., & Chaves, C. J. (2014). Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes. Informação & Sociedade: Estudos, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/19963
Seção
Memórias Científicas Originais