Linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
Palavras-chave:
Bibliotecas escolares, Indexação, Classificação, Organização da informação, Sistemas de classificação, Listas de Cabeçalhos de assuntoss, Tesauros, Espanha, Brasil, PortugalResumo
Este artigo analisa as características específicas e os processos de indexação e classificação realizados em bibliotecas escolares para tratar e recuperar as informações de suas coleções. Também se analisam as linguagens como ferramentas documentais específicas utilizadas em bibliotecas escolares portuguesas espanholas, portuguesas e brasileiras. Para atingir este objetivo, o modelo de biblioteca escolar é estudado de forma crítica, se analisa o conceito de biblioteca escolar de forma crítica, se estudam suas funções e se examinam as técnicas e os instrumentos que permitem organizar a informação. Entre outras ferramentas, estudam-se listas de cabeçalhos de assuntos como os Cabeçalhos de assuntos para livros infantis e juvenis e a Lista de Cabeçalhos de assuntos para as bibliotecas; sistemas de classificação, como a Classificação Decimal Universal (edição de bolso) ou a classificação por centros de interesse e tesauros especializados como o Tesauro da Educação UNESCO-OIE e o Tesauro Europeu da Educação, entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-19
Como Citar
Agustín-Lacruz, M. del C., Fujita, M. S. L., & Terra, A. L. S. (2014). Linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/20256
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.