Alinhamento da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco às necessidades sociais de saúde tropical em Pernambuco

Autores

  • Natanael Vitor Sobral UFBA
  • Fábio Mascarenhas e Silva UFPE
  • Leilah Santiago Bufrem UFPE

Palavras-chave:

Produção Científica, Saúde Tropical, Plano Estadual de Saúde, Pernambuco, Necessidades Sociais em Saúde, Medicina Tropical.

Resumo

Avalia a contribuição da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (2004 a 2012) às necessidades sociais em Saúde Tropical do estado de Pernambuco. Para isto, utiliza como referência o Plano Estadual de Saúde (2012-2015) desenvolvido pelo Governo Estadual de Pernambuco. Sobre o aspecto metodológico, este estudo se caracteriza como descritivo, e utilizou-se dos fundamentos da Cientometria para medir se as publicações dos pesquisadores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE estavam alinhadas às problemáticas descritas no Plano Estadual de Saúde. As etapas metodológicas foram: a) levantamento de dados da formação e da produção científica dos pesquisadores na Plataforma Lattes do CNPq; b) identificação temática da produção científica realizada pelos pesquisadores envolvidos e mapeamento das doenças tropicais citadas no Plano Estadual de Saúde; e c) construção e aplicação de entrevistas realizadas junto aos pesquisadores por meio de questionário. Como principais resultados, percebe-se que as motivações de pesquisa são: a) adequação da produção às linhas de pesquisa estabelecidas pelo Programa, e b) a oportunidade de proporcionar benefícios para a sociedade, constatando assim, que as motivações para a realização das pesquisas são sociais, tendo pouca influência do segmento privado. Sobre o alinhamento dos temas produzidos com as necessidades sociais em Saúde Tropical do estado de Pernambuco, verifica-se que o programa vem ampliando o escopo do conceito de doença tropical para doenças infecciosas, e por isto, o HIV aparece no topo dos temas mais representativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, UFBA

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil.

Fábio Mascarenhas e Silva, UFPE

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Coordenador do Grupo de Trabalho - Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, Brasil. 

Leilah Santiago Bufrem, UFPE

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Sobral, N. V., Mascarenhas e Silva, F., & Bufrem, L. S. (2016). Alinhamento da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco às necessidades sociais de saúde tropical em Pernambuco. Informação &Amp; Sociedade, 26(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/28054

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa