A importância do desenvolvimento da competência em informação no contexto de clubes de futebol

Autores

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Unesp
  • Marta Lígia Pomim Valentim Unesp

Palavras-chave:

Competência em Informação, Gestão da Informação, Informação Esportiva, Ambientes Esportivos, Clubes de Futebol, Marília Atlético Clube

Resumo

A informação é um dos componentes implícitos em distintos processos organizacionais, assim, é necessário que os sujeitos organizacionais sejam dotados de competências que proporcione o melhor aproveitamento de dados e informações. Ao observar o ambiente em que os clubes de futebol estão inseridos é possível notar o uso de dados e informações a todo instante e, em grande parte do tempo, sendo utilizada como recurso estratégico. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso de dados e informação alinhados à competência em informação no Marília Atlético Clube, da Cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se o método de observação direta para a coleta e análise dos dados. A partir da análise foi possível perceber de que maneira os sujeitos organizacionais usam a informação, bem como evidenciou-se a importância do desenvolvimento da competência em informação, de modo que possam exercer suas funções, responsabilidades e tarefas desempenhadas no Clube. Evidenciou-se também distintas necessidades informacionais quanto ao uso de dados e informações, confirmando que o desenvolvimento da competência em informação no contexto dos clubes de futebol é essencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Unesp

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pelaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Marta Lígia Pomim Valentim, Unesp

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Jorge, C. F. B., & Valentim, M. L. P. (2017). A importância do desenvolvimento da competência em informação no contexto de clubes de futebol. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/28139

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa