As dimensões da competência em informação

privilegiando direitos e minimizando a vulnerabilidade social

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Dimensões da competência em informação, Vulnerabilidade social, Aprendizado ao longo da vida

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre a competência em informação e suas dimensões, apresentando uma aproximação e conexão possível com os estudos acerca da vulnerabilidade social, buscando compreender a multidimensionalidade de ambas. Traz como possibilidade, privilegiar direitos e minimizar a vulnerabilidade social pela via das dimensões da competência em informação e da educação para a informação. Refere-se ao recorte da fundamentação conceitual de uma pesquisa de mestrado, construída a partir de um estudo bibliográfico, utilizando-se o Portal de Periódicos da CAPES e da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os critérios de seleção estabelecidos foram: artigos que abordassem o conceito de competência em informação, a sua evolução, características, dimensões da competência em informação, relação entre competência em informação e mediação da informação, competência em informação enquanto mediadora da democratização da informação e da minimização da vulnerabilidade social. Apresenta um resumo das características da vulnerabilidade social nas dimensões técnica, estética, ética e política. Considera, por fim, que o desenvolvimento da competência em informação apresenta potencial de minimizar vulnerabilidades múltiplas, em especial, a vulnerabilidade em informação. Amplia-se, desta forma, as possibilidades sociais, profissionais e de crescimento das pessoas vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS (AASL); ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY (AECT). Media programs : district and school. Chicago: ALA, 1975. 128 p.

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS (AASL); ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY (AECT). Information power: guidelines for school libraries media programs. Chicago: ALA; Washington, D.C., 1988. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED315028.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

ARAGÃO. A. Prevenção de riscos na União Europeia: o dever de tomar em consideração a vulnerabilidade social para uma protecção civil eficaz e justa. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 93. Quadrimestral, 2011. Disponível em: http://rccs.revues.org/174. Acesso em: 26 fev. 2019.

AYRES, J. R. C. M et al. Vulnerabilidade e prevenção em tempos de Aids. In: BARBOSA. R. M; PARKER, R. (Org.). Sexualidade pelo avesso: direitos, identidade e poder. Ed. 34,1999.

BELLUZZO. R. C. B.; KOBAYASHI, M. C. M.; FERES, G. G. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 81-99, dez. 2004. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019. Acesso em: 24 fev. 2019.

BELLUZZO, R. C. B.; ROSETTO, M.; FERES, G. G. A competência em informação (CoInfo) como um recurso didático pedagógico e institucional: o website labirinto do saber como fonte de informação, de pesquisas e práticas. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM, 2016.

BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A.; ALMEIDA JUNIOR, O. F. A Competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, PR, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 21 fev. 2019.

BRITO, T. R. As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social. 2019. 341 p. (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización em información em la enseñanza superior. Anales de documentación, n. 6, p. 289-294, 2003. Disponível em: http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661. Acesso em: 02 fev. 2019.

BRUCE, C. S.; HUGHES, H.; SOMERVILLE, M. M. Supporting Informed Learners in the Twenty-first Century. Library Trends, v. 60, n. 3, p. 522-545, inverno 2012. Disponível em: https://muse-jhu-edu.ez46.periodicos.capes.gov.br/article/470397/pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

BUCKLAND, M. K. What Kind of Science can Information Science Be? Journal of Information Science and Technology, v. 63, n. 1, p. 1-10, jan. 2012. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21656/full. Acesso em: 24 fev. 2019.

BUSSO, G. Vulnerabilidad social: nociones e implicancias de políticas para latinoamerica a inicios del siglo xxi. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL LAS DIFERENTES EXPRESIONES DE LA VULNERABILIDAD SOCIAL EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2001, Santiago de Chile. Disponível em: http://www.cepal.org/publicaciones/xml/3/8283/Gbusso.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1028. Acesso em: 24 fev. 2019.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspect. ciênc. inf. Belo Horizonte, vol.12 n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000100012. Acesso em: 24 fev. 2019.

CARMO, A. V. F. Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II Curió Messejana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, D OCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27, 2017, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: UFC, 2017.

CARTA de Marília. In: III Seminário de competência em informação: cenários e tendências. Marília: UNESP, 2014. Disponível em: http://www.lti.pro.br/userfiles/downloads/CARTA_de_Marilia.pdf. Acessoo em: 24 fev. 2019.

CASALI, A. Introdução. In: KROHLING, A. Direitos humanos fundamentais: diálogo intercultural e democracia. São Paulo: Paulus, 2009. p. 19-27.

COUTO, E. S.; OLIVEIRA, M. C.; ANJOS, R. M. P. Leitura e escrita on-line. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. L. (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011. p. 145-162.

CUTTER, S. L.; MITCHELL, J. T.; SCOTT, M. S. Revealing the vulnerability of people and places: a case study of Georgetown County, South Carolina. Annals of the Association of American Geographers, v. 90, n. 4, 2000, p. 713–737. Disponível em: http://web.a-ebscohost-com.ez46.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=13ea6900-236a-4a48-b8df-9aea9f6ef204%40sessionmgr4010. Acesso em: 20 fev. 2019.

DELORS, J. Education: the necessary utopia. In: UNESCO. Learning: the treasure within: report to UNESCO of the international commission on education for the twenty – firsty century: highlights. Paris: UNESCO, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590eo.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Aspectos conceituais da vulnerabilidade social. Brasília: MTE, 2007. 31 p. Disponível em: http://www3.mte.gov.br/observatorio/sumario_2009_TEXTOV1.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

DUDZIAK, E. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 24 fev. 2019.

DUDZIAK, E. A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Inf. & Soc., João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 24 fev. 2019.

DUDZIAK, E. A.; FERREIRA, S. M. S. P.; FERRARI, A. C. Competência informacional e midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Rev. Bras. Bibl. e Doc., São Paulo, v. 13, n. especial, p. 213-253, jun./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675/577. Acesso em: 24 fev. 2019.

ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192–199, March 2006. Disponível em: http://wwwsciencedirectcom.ez46.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0099133305001898. Acesso em: 27 fev. 2019.

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-16, jun. 2015. Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436/389. Acesso em: 01 mar. 2019.

GALLOTTI, M. M. C. A importância do Information Literacy frente aos novos paradigmas de informação. Prisma.com. Porto, n. 22, Especial (ICPD), p. 1-24, 2014. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/2807/pdf_5. Acesso em: 10 maio 2018.

GARCIA , T. K. et al. Os temas “vulnerabilidade” e “”vulnerabilidade em informação” no busacor Google. Rev. Bras. Bibl. Doc., v. 13, n. esp. CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/818/654. Acesso em: 28 abr. 2019.

GÓMEZ SÁNCHEZ, Y. Estado constitucional y protección internacional. In: GÓMEZ SÁNCHEZ, Y. (Coord.). Pasado, presente y futuro de los derechos humanos . México: Comisión Nacional de los Derechos Humanos, 2004. p. 231 280. Disponível em: http://200.33.14.34:1033/archivos/p dfs/DH_18.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

HIGH-LEVEL Colloquium on Information Literacy and Lifelong Learning Final Report. Alexandria: UNESCO/NFIL/IFLA, 2006. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/high-level-colloquium-2005.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.

HOFER, R. P. Vulnerabilidad social en el América Latina y el Caribe. Santiago do Chile: CEPAL, 1999. Disponível: em: http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/31258/S9900654_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 mar. 2019.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRAR Y ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Access and opportunity for all: howlibraries contribute to the United Nations 2030 Agenda. Haia, 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/librariesdevelopment/documents/access and opportuni ty for all.pdf. Acesso em: 01 mar. 2019.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Lyon Declaration on Access to Information and Development. Haia, 2014. Disponível em: http://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). The Moscow Declaration on Media and Information Literacy. Moscou, 2012. Disponível em: http://www.ifla.org/publications/moscow-declarationon-media-and-information-literacy. Acesso em: 22 fev. 2019.

JANCZURA, R. Risco ou vulnerabilidade social? Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 301 - 308, ago./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12173/8639. Acesso em: 26 fev. 2019.

KAZTMAN, R.; FILGUEIRA, F. Las normas como bien público y como bien privado: reflexiones en las fronteras del enfoque AVEO, Uruguai, n. 4, p. 1-31, 2006. Serie Documentos de Trabajo del IPES / Colección Aportes Conceptuales. Disponível em: https://ucu.edu.uy/sites/default/files/facultad/dcsp/normas_bien_publico_privado.pdf. Acesso em: 19 fev. 2019.

LEAL, M. L. et al. O tema “vulnerabilidade” no portal BU-UFSC: subsídios para a construção de um conceito de vulnerabilidade em informação no âmbito da competência em informação. Rev. Bras. Bibl. Doc., v. 13, n. esp. CBBD, p. 53-80, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/816/652. Acesso em: 11 nov. 2018.

LE COADIC, Y. A ciência da informação . Brasília : Briquet de Lemos, 2004. 124 p.

LUCCA, D. M.; VITORINO, E. V. O desenvolvimento da Competência Informacional nos idosos a partir das necessidades informacionais desses indivíduos. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis, SC. Anais […]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-16.

MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: II SEMINÁRIO “COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS”, 2013, Florianópolis. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.

MARANDOLA JUNIOR., E.; HOGAN, D. J. As dimensões da vulnerabilidade. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 33-43, jan./mar. 2006. Disponível em:http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v20n01/v20n01_03.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

PEREIRA, R. Desenvolvendo a competência em informação: resultados da prática no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. 184 p.

PERUCCHI, V.; SOUSA, B. A. Competência informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB: um estudo do projeto pedagógico. Inf. Inf. , Londrina, PR, v. 16, n.1, p. 21 35, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6539/

. Acesso em: 29 fev. 2019.

RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V. Competência em informação de minorias sociais: narrativas das pessoas trans de Florianópolis, Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina, Paraná. Anais… Londrina: UEMS, 2018. p. 1558-1575. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1011/1509. Acesso em: 16 nov. 2018.

RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V.; MURIEL-TORRADO, H. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 28, n.1, p. 77-90, jan./abr. 2018. Disponível em:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/34735/pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22. Acesso em: 24 fev. 2019.

SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10 ed. rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. 488 p.

SILVEIRA, H. F. R. Um estudo do poder na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 3, p. 79-90, set./dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a08v29n3. Acesso em: 24 fev. 2019.

STERNGOLD, A. H.; HURLBERT, J. M. Information literacy and the marketing curriculum: a multidimensional definition and practical aplication. Journal of Marketing Education, v. 20, n. 3, p. 244-249, dez. 1998. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/027347539802000308. Acesso em: 05 mar. 2019.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 231 p. Disponível em: https://www.governodigital.gov.br/documentos-e-arquivos/livroverde.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

THYWISSEN, K. Components of risk: a comparative glossary. Alemanha: UNU-EHS, 2006. Disponível em:http://collections.unu.edu/eserv/unu:1869/pdf4042.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.

UNITED NATIONS (ONU). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York. 2015. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld. Acesso em 22 fev. 2019.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Declaratoria de Lima. Taller de Alfabetización Informacional: formando a los Formadores. Lima, Peru, 2009. Disponível em: http://taller.pucp.edu.pe/alfabetizacion/#declaracion. Acesso em: 22 fe. 2019.

UNITED STATES OF AMERICA (USA). National Information Literacy Awareness Month, 2009: by the President of The United States of America [Barack Obama]: a proclamation. 2009. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2009-10-07/pdf/E9-24290.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.

VITORINO, E. V. Análise dimensional da competência em informação: bases teóricas e conceituais para reflexão. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 9, n. 2, p. 421-440, jul./ dez. 2016. Disponível em: periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/16051/13702. Acesso em: 27 fev. 2019.

VITORINO, E. V. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.2, p.71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/3794. Acesso em:

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p.130-141, set./dez., 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236/1414. Acesso em: 24 fev. 2019.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Dimensões da Competência informacional. Ci Inf., Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/clinf/index.php/ciinf/article/view/1918/1397. Acesso em: 24 fev 2019.

ZURKOWSKI, P. G. Information services environment relationships and priorities. Washington D.C.: National Commission on Libraries, 1974. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED100391.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Brito, T. R. de, & Vitorino, E. V. . (2023). As dimensões da competência em informação: privilegiando direitos e minimizando a vulnerabilidade social. Informação &Amp; Sociedade, 32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/50255

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa