A Gestão do Conhecimento e a Análise de Redes Sociais: um estudo aplicado no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Redes Sociais. Redes de Conhecimento. Análise de Redes Sociais. Bibliotecas

Resumo

 A crescente importância atribuída à informação e ao conhecimento tem levado às organizações a busca por adequações tecnológicas e recursos humanos qualificados como meio estratégico no alcance de objetivos. A justificativa dada a essa importante consideração deve-se o contínuo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação que vem desenvolvendo a produção de informação e conhecimento. A Gestão do Conhecimento como prática de disseminação de conhecimento implícito em organizações tem sido uma alternativa interessante para a administração organizacional. E as redes de conhecimento, elo sistemático constituído por especialistas dentro de uma organização, constitui em grupo de pessoas socialmente envolvidas com o propósito de criar, gerar e disseminar conhecimento a favor do desenvolvimento institucional. Para tanto, esta pesquisa tem como principal proposta analisar como as redes de conhecimento se configuram em instituições públicas, tomando como campo empírico o sistema de bibliotecas de uma universidade federal. A pesquisa utiliza o estudo de caso como método de investigação e a análise de redes sociais como técnica de análise dos dados. As etapas constituíram em: identificação dos atores do conhecimento do SiBI/UFG; exame do fluxo de conhecimento; e, por fim, análise da configuração dos relacionamentos, utilizando grafos na ilustração. As redes encontradas ilustram laços enfraquecidos no sistema como um todo. No entanto, em certa medida, mais fortes nos grupos de bibliotecas, configurando em uma rede social fragmentada. Concluiu-se, a partir dos resultados em ARS, que a Gestão do Conhecimento é um método inexistente no SiBi, com algumas características apenas.

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Biografia do Autor

Liliane Juvência Azevedo Ferreira, Universidade Federal de Goiás
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Bibliotecária/Documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil, e pela Université du Sud Toulon-Var, França. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil.
Dalton Lopes Martins, Faculdade de Informação e Comunicação. Universidade Federal de Goiás.
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente no Programa de Pós-graduação em Comunicação  da Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Publicado
2017-08-25
Como Citar
Ferreira, L. J. A., Araújo de Rezende Alvares, L. M., & Martins, D. L. (2017). A Gestão do Conhecimento e a Análise de Redes Sociais: um estudo aplicado no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. Informação & Sociedade: Estudos, 27(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.30720
Seção
Relatos de Pesquisa