Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação

  • Arthur Coelho Bezerra IBICT
  • Marco Schneider IBICT
  • Anna Brisola IBICT
Palavras-chave: Competência em informação, Competência crítica em informação, Pensamento reflexivo, Gosto, Paulo Freire.

Resumo

A magnitude das informações circulantes nas sociedades contemporâneas faz com que seja cada vez mais urgente a aquisição de ferramentas necessárias para a absorção, avaliação e utilização dessas informações pelos indivíduos. Defenderemos, no presente artigo, que esse caminho passa pelo pensamento reflexivo e pelo gosto informacional, disposições que se apresentam como contribuições essenciais para o desenvolvimento de uma competência crítica em informação. Para tanto, recorreremos tanto às pesquisas de cientistas da informação sobre a chamada critical information literacy quanto à proposta pedagógica de Paulo Freire para o desenvolvimento do pensamento crítico, passando por apontamentos de filósofos e outros pensadores acerca do gosto pelo conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Coelho Bezerra, IBICT
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Marco Schneider, IBICT
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Pesquisador adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Anna Brisola, IBICT
Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
Publicado
2017-04-25
Como Citar
Bezerra, A. C., Schneider, M., & Brisola, A. (2017). Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & Sociedade: Estudos, 27(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n1.31114
Seção
Artigos de Revisão