Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Bibliotecas públicas catarinenses, Agenda 2030, ONU.Resumo
Os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável mundial também estão sendo discutidos e aplicados pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA) e, a partir desta constatação, o presente estudo tem como objetivo: analisar as ações desenvolvidas pelas Bibliotecas Públicas Catarinenses em consonância com a Agenda 2030. Metodologicamente, é uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, com base sedimentada nos 17 objetivos globais previstos na Agenda 2030. Evidencia que não há inserção importante do bibliotecário como responsável e como participante das equipes das bibliotecas. Os serviços e produtos informacionais na grande maioria das bibliotecas se resumem à consulta e ao empréstimo. As ações de inclusão para pessoas com deficiência não são significativas em relação a todas as formas de acessibilidade, e tampouco há desenvolvimento de serviços e produtos para este segmento. Constata-se que não há ações estratégicas para atrair novos usuários. Há inserção de algumas ações culturais envolvendo a sustentabilidade. Por fim, as atividades propostas pela IFLA não foram contempladas e o estudo revela que o desenvolvimento sustentável requer um ambiente propício à aprendizagem e ao trabalho colaborativo e o estabelecimento de parcerias entre governo, comunidade e instituições locais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-02
Como Citar
Souza Pinto, M. D., Spudeit, D., Geraldo, G., & Madalena, C. da S. (2018). Ações de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina: foco nas bibliotecas públicas. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34251
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.