Direito à informação e à participação: uma avaliação das ferramentas dispostas nos portais de governo estaduais

Autores

  • Paloma Maria Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Participação, Movimentos sociais, Democracia eletrônica, IDH, Panorama nacional.

Resumo

Os movimentos sociais que recentemente tomaram as ruas do Brasil demonstram que os cidadãos estão cada vez mais interessados e preocupados com aquilo que ocorre no domínio público e estão dispostos a se articular e a lutar pela implementação de melhorias no país. Todavia, a falta de canais que deem voz à sociedade é um fato. Pensando nisso, o presente artigo busca investigar se os portais do poder executivo estadual dispõem ferramentas que viabilizam a participação dos cidadãos nos debates e nas decisões governamentais. Tal análise se deu por meio da utilização do instrumento de pesquisa desenvolvido por Santos (2014), o qual foi validado teórica e empiricamente. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os portais pouco utilizam suas potencialidades para dispor aos cidadãos ferramentas em prol do avanço na construção e no aperfeiçoamento da democracia e revela-se, ainda, que os portais dos estados com maiores IDHs são os que dispõem o maior número de ferramentas para o cidadão.

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Biografia do Autor

Paloma Maria Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

1) Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

2) Pesquisadora Pós-doutoranda, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

1) Doutor em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

2) Professor Adjunto, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

Santos, P. M., & Rover, A. J. (2018). Direito à informação e à participação: uma avaliação das ferramentas dispostas nos portais de governo estaduais. Informação &Amp; Sociedade, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38171

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa