Indicadores científicos, tecnológicos e acadêmicos

uma proposta para a Univasf a partir das demandas institucionais

Autores

  • Ana Paula Lopes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Francisco José Aragão Pedroza Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia
  • Natanael Vitor Sobral Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0003-2410-494X
  • Leilah Santiago Bufrem Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-3620-0632

Resumo

Objetiva apresentar uma proposta de geração de indicadores científicos, tecnológicos e acadêmicos para a Univasf, a partir de ferramentas cientométricas de baixo custo, considerando as demandas estabelecidas pelos gestores de pesquisa da instituição. Enquanto percurso metodológico, os seguintes procedimentos foram realizados: a) Mapeamento dos programas de pós-graduação e pesquisadores; b) Levantamento das necessidades em indicadores de produção científica, tecnológica e acadêmica na universidade: foi aplicado um questionário junto aos gestores em pesquisa da Univasf com as possibilidades de indicadores a serem gerados, questionando a relevância e utilidade dessas informações e verificando a possibilidade de inclusão de novas categorias de dados a serem recuperados. Seis representantes da Univasf atuantes nas esferas dos indicadores investigados (ensino, pesquisa e tecnologia) participaram; c) Caracterização da produção científica, tecnológica e acadêmica dos programas de pós-graduação: atendeu ao propósito de mapear e caracterizar a produção dos programas de pós-graduação da Univasf; d) Exposição dos indicadores: nesta etapa, foram expostos os dados referentes às necessidades levantadas pelos gestores conforme importância, e também, são apresentadas tabelas com indicadores obtidos pela metodologia empregada no trabalho. Enquanto resultados, verificou-se que, a proposta de geração de indicadores a baixo custo apresentou resultados animadores, sobretudo, considerando os anseios colocados pelos gestores de pesquisa, possibilitando conhecer diversas características da produção da Univasf. Destaca-se como diferencial da proposta sua construção com base em demandas reais dos interessados e flexibilidade oferecida no tratamento dos dados, permitindo a personalização dos indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lopes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2014). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013). Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC).

Francisco José Aragão Pedroza, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC).

Natanael Vitor Sobral, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), Mestre em Ciência da Informação pela UFPE e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professor do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC).

Leilah Santiago Bufrem, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1D do CNPq; Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Silva, A. P. L. da, Pedroza, F. J. A., Sobral, N. V., & Bufrem, L. S. (2018). Indicadores científicos, tecnológicos e acadêmicos: uma proposta para a Univasf a partir das demandas institucionais. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/39129

Edição

Seção

Artigos de Revisão