Nicolas Roubakine pelas lentes de uma teoria crítica da informação

Autores

  • Amanda Salomão Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Arthur Coelho Bezerra Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Bibliopsicologia; Nicolas Roubakine (Rubakin); Teoria crítica; Teoria crítica da informação; Leitura.

Resumo

No escopo dos estudos epistemológico-históricos e sociocríticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação, o texto propõe uma reflexão sobre as possíveis aproximações entre o pensamento do bibliotecário russo Nicolas Roubakine (Rubakin) e a teoria crítica desenvolvida pelos membros do Instituto para Pesquisa Social, internacionalmente conhecidos como Escola de Frankfurt. O trabalho busca investigar se e sob quais condições a teoria bibliopsicológica elaborada pelo teórico russo nas décadas de 1880 a 1920, centrada para e pela leitura como instrumento de transformação social, apresenta convergências com os pressupostos críticos frankfurtianos desenvolvidos a partir da década de 1930, que irão servir de base para a proposta teórico-metodológica de uma teoria crítica da informação. A proposta, de fundo teórico, exploratório e abordagem qualitativa, adota critérios de pesquisa bibliográfica e histórica no âmbito da epistemologia em Biblioteconomia e Ciência da Informação e da perspectiva da teoria crítica no campo, partindo, de um lado, dos construtos teóricos-metodológicos tecidos por Nicolas Roubakine sobre a leitura e, por outro, dos pressupostos teórico-críticos trazidos pelos filósofos frankfurtianos Max Horkheimer e Herbert Marcuse; esses aportes são discutidos no âmbito informacional a partir de Arthur Coelho Bezerra e Gustavo Silva Saldanha, pela via dos estudos críticos em informação. Nos resultados, elencam-se três categorias de análise que apontam para possíveis relações entre ambas as teorias: fundamentação teórica; estrutura metodológica; e práxis transformadora. A pesquisa conclui que, na teoria bibliopsicológica de Roubakine, sobressai uma dimensão sociocrítica voltada para a Biblioteconomia e Ciência da Informação enquanto campo científico comprometido com a transformação social.

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Biografia do Autor

Amanda Salomão, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT-UFRJ). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes (UNIRIO-IBICT-UFRJ). Bibliotecária na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Arthur Coelho Bezerra, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado também pela UFRJ. Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com bolsa de produtividade do CNPq e bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). 

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Salomão, A., & Coelho Bezerra, A. (2024). Nicolas Roubakine pelas lentes de uma teoria crítica da informação. Informação &Amp; Sociedade, 33. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/67734

Edição

Seção

Artigos de Revisão