GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO EM EDITORAS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS NA PERSPECTIVA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba/MPGOA/PPGCI http://orcid.org/0000-0003-2701-5432

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.31333

Palavras-chave:

Modelos de gestão pública. Gestão Pública. Gestão em Editoras Universitárias. Sociedade da informação.

Resumo

Estuda os processos de gestão que possibilitem melhorar a padronização de processos nas editoras universitárias públicas. Discorre sobre os indicadores de controle que podem ser estabelecidos para acompanhamento da eficácia dos processos de gestão. Para alcançar tal objetivo, recorreu-se como metodologia a revisão bibliográfica na busca de modelos de gestão capazes de contornar as dificuldades dos setores públicos visando à celeridade e a eficácia destas instituições. Para tanto, buscou-se compreender histórico e conceitualmente Administração Pública, desde o conceito burocrático ao conceito gerencial; o conceito de excelência em Gestão Pública e os fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho (GRD). Dentre os sistemas de gestão estudados e que podem ser aplicados no setor editorial público, destaca-se nesse trabalho o Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia (GRD), por se propor a encontrar a forma eficaz de realização de um processo, através da aplicação do PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Corrigir) e do SDCA (Padronizar, Executar, Verificar e Corrigir), além do controle de sua execução pelo estabelecimento de indicadores e metas. Desta forma, tal pesquisa pode contribuir de maneira significativa para o aprofundamento dos estudos relativos aos processos de gestão em editoras universitárias públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante, Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil(2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Apredentes (MPGOA). Setor de Administrativo da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba. Experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Pública e Gestão de Qualidade

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba/MPGOA/PPGCI

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e doPrograma de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Apredentes (CE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (CCSA), Diretora da Editora da UFPB, líder do grupo de pesquisa ImclusoS e pesquisadora dos grupos de Pesquisa Informação, Cultura, Imagem e Memória e Leitura, organização, representação, produção e uso da informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Modelo de excelência em gestão pública. Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 1/2014. Disponível em: <http://www.gespublica.gov.br/pasta.2014-06-12.8013949452/Modelo%20de%20Excelencia%20em%20Gestao%20Publica%202014%20vs%2005062014.pdf>. Acesso em 23 maio 2015.

BRASIL, Ministério do Planejamento. Governo Federal. Gespública. Disponível em: <https://conteudo.gespublica.gov.br/folder_rngp>. Acesso em 02 maio. 2015.

BRASIL, Presidência da República. Decreto nº. 6.932, de 11 de agosto de 2009. Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm>. Acesso em: 12 mar. 2015.

CASTELLS, M. A economia informacional, a nova divisão internacional do trabalho e o projeto socialista. Cadernos CRH, Salvador, v.17, p.5-34, 1992.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1).

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004. 272 p.

CARVALHO, M. M. et al. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CATÁLOGO de Publicações, João Pessoa: EDUFPB, 2000

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2012.

CONSULTORES DE RESULTADO FALCONI. Gestão para resultado: método para melhorar e manter os resultados por meio de uma liderança eficaz. Curso de 16 horas com apostila. São Paulo-SP, 2012.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAGES, P. G. et al. Implantação do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia em uma empresa do setor moteleiro.

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30. Anais eletrônicos... São Paulo-SP, 2010. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_114_751_16754.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2015.

MARTINS, R. A.; COSTA NETO, P. L. O. Indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total: uma proposta de sistematização. Revista Gestão & Produção, v.5, n.3, p. 298-311, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a10v5n3.pdf>. Acesso em: 04 jul, 2015.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, B. M. J. F.; LIMA, I. F. A memória da editora universitária da UFPB: história de vida dos servidores na construção da memória da instituição. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.7, n.2, p. 345-363, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/169/213>. Acesso em 10 fev. 2016.

PALUDO, A. V. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 592 p.

PEREIRA, F. S. Memória da produção editorial científica da EDUFRN: 1962 a 1980. 2012. 177f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em. Acesso em: 10 mar. 2016.

RAMALHO, W. C.; FELIX, M. S. A. Catálogo de Publicações: 1962-1988. João Pessoa, UFPB, 1988.

SCHMIDT, A. S.; PEDROZO, I. F. Gerenciamento da rotina na administração pública – um estudo de caso na secretaria de município das finanças da prefeitura municipal de Santa Maria – RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24. Anais .... Florianópolis-SC, 2004. Disponível em: <http://gerenciador.tjma.jus.br/app/webroot/files/publicacao/20712/20100910_artigo_3_gerenciamento_da_rotina_na_adm_publica.pdf>. Acesso em: 04 mar, 2015.

YOKOMIZO, C. A. et al. Fatores para adoção do livro digital (e-book) no mercado brasileiro: um estudo sobre a percepção dos usuários. ENCONTRO DA ANPAD, 36.. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro-RJ, 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_MKT2372.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa