PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO, QUANTO À COMUNICAÇÃO, À LUZ DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal de Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0002-6943-0338
  • Patrícia Sousa Santos Araújo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.31348

Palavras-chave:

Gestão Pública. Processo Eletrônico. Gestão do Conhecimento.

Resumo

Este estudo investiga os aspectos no processo de conhecimento organizacional que são perceptíveis na visão dos usuários externos na comunicação entre estes e o TCE-PB, em decorrência da implementação do processo eletrônico, tendo como base os princípios norteadores da gestão do conhecimento. A abordagem utilizada foi a qualitativa, com enfoque descritivo. Foram utilizados a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevista com os usuários externos do órgão pesquisado. O estudo apontou que a implementação do processo eletrônico no TCE-PB melhorou a acessibilidade às informações disponibilizadas neste órgão. Além disso, os treinamentos realizados não têm contribuído para melhorar o desempenho dos jurisdicionados e, que, apesar de dispor de um sofisticado sistema de tecnologia da informação, o TCE-PB ainda não implementou formas mais interativas de comunicação com os jurisdicionados, tais como redes de melhores práticas, comunidades virtuais e/ou chats.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora Pesquisadora I da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). É Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa GAES, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas. Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do ensino superior, gestão, pedagogia e educação a distância.

Patrícia Sousa Santos Araújo, Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes - UFPB-MPGOA. Servidora no TCE-PB.

Referências

ALMEIDA, Mário de S., FREITAS, Cláudia R., SOUZA, Irineu M. de. Gestão do Conhecimento para tomada de Decisão. São Paulo: Atlas, 2011.

ANGELONI, Maria T. Organizações do Conhecimento, Infraestrutura, Pessoas e Tecnologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

______. Comunicação nas Organizações da Era do Conhecimento, 1 ed. São Paulo, 2010.

ANGELONI, Maria T.; GROTTO, Daniela. A influência da cultura organizacional no compartilhamento do conhecimento, Revista FACES R. Adm, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 76-93, abr./jun. 2009.

BURNHAM, Teresinha F.; ALVES, Renato M.; MORAES, Isabel O. de; MORAES, Ramone L. de. Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. 2004. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/Te

resinhaRenatoIsabelRamone.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013.

COSTA, Adailton C. 20 Anos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, 1991.

CRUZ, Flávio da. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada. 7. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

GIL, Antônio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 6.ed. São Paulo, Atlas, 2011.

GODOY, Arllda S. Introdução à pesquisa científica e suas possibilidades, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar/Abr, 1995.

KROGH, Georg V.; ICHIJO, Kazuo, NONAKA, Ikujiro, Facilitando a Criação do Conhecimento, 1 ed, Rio de Janeiro, Campus, 2001.

LIMA, Luiz H. Controle Externo. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

MARCONI, Mariana de A.; LAKATOS, Eva M.. Metodologia Científica, 6.ed., São Paulo: Atlas, 2011.

MEIRELLES, Hely L. Direito Administrativo Brasileiro. 23. ed. São Paulo: Editora Malheiros, 1998.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES TCE-PB, 2010, 2011 e 2012. Disponível em: http://portal.tce.pb.gov.br/gestao/relatorio-de-atividades/acesso. Acesso em: 15 de maio de 2013.

REIS, Valdeyer G. dos. Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso na Fiocruz-Bahia, Recife, 2007.

RENCHER, C. A. Methods of Multivariate Analysis. John Wiley, 2nd. Ed. 2002 – Canadá.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.

SANTOS, Daniela B. Avaliação de Habilidades de Inclusão Digital: uma Proposta de Instrumento de Medida. Brasília - DF: UnB, 2007.

SOUZA, Aldacilene S. de M. Processo de Compartilhamento de conhecimento Organizacional no TCE/PB: à luz das Teorias sociotécnica e de criação de conhecimento. (Dissertação de Mestrado, João Pessoa: UFPB, 2007).

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA. Plano Estratégico, 2010-2014. Disponível em: http://portal.tce.pb.gov.br/gestao. Acesso em: 15 de maio de 2013.

_____. Portal do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 2005. Disponível em: <http://portal.tce.pb.gov.br/materialparaconsulta>. Acesso em: 20 jul. 2013.

VERGARA, Sílvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração, 13 ed, São Paulo, Atlas, 2011.

VIEIRA, Flávia M.; SANTOS, Vando V. B. dos, Governo Eletrônico: a busca por um governo mais transparente e democrático, III Congresso CONSAD de Administração Pública, 2009.

XAVIER, Gláucio B. Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES): interface entre os controles externo e social da Paraíba, UNIPÊ, João Pessoa, 2003.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Guerra, M. das G. G. V., & Araújo, P. S. S. (2016). PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO ELETRÔNICO, QUANTO À COMUNICAÇÃO, À LUZ DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(2). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i2.31348

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)