UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA ADMINISTRAÇÃO E DA HUMANIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

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Resumo

Discute a administração em organizações de saúde a partir da abordagem discursiva. Esta abordagem tem sido construída a partir do contraponto entre a teoria discursiva de Jurgen Habermas e a teoria de sistemas de Niklas Luhmann.  Luhmann diz que as organizações são espaços de complexidade reduzida em relação ao entorno. Habermas observa que o discurso é uma forma especial de agir comunicativo que os sujeitos podem lançar mão quando entram em conflito teórico ou prático. Luhmann e Habermas compartilham da visão de que há uma dupla contingência nas organizações: as perspectivas do observador externo e do participante. O uso da perspectiva do observador externo para administração realiza a objetivação dos participantes. Eles são conduzidos a falar dentro dos fluxos estruturados. Na administração discursiva o uso da perspectiva dos participantes implica em dar voz a eles, inclusive na forma do discurso. Os participantes podem argumentar sobre as finalidades e os meios das organizações. As características especiais dos participantes das organizações de saúde, sua profissionalização técnica, têm implicações na administração discursiva. A interdição do agir comunicativo resulta em desumanização das organizações. A administração discursiva deixa os participantes das organizações discutirem  suas finalidades e processos. Uma organização de saúde começa a construir a sua humanização pela fala dos seus participantes. É importante que esta qualidade se reproduza na relação com os usuários, que resgatam assim a sua humanidade.

Palavras-chave:

Organizações de saúde. Humanização. Habermas. Luhmann. Administração discursiva.

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Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do IBICT.

Helen Fischer Gunther, Unisul

Professora da Unisul. Doutora em Gestão do Conhecimento e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela UFSC.

José Rodolfo Tenório Lima, UFAL

Professor da Universidade Federal de Alagoas. Doutorando em Sociologia Universidade Federal de São Carlos.  Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração de Empresas pela UFAL.

Mariangela Rebelo Maia, UFRJ

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Bacharel em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

Lima, C. R. M. de, Gunther, H. F., Lima, J. R. T., & Maia, M. R. (2019). UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA ADMINISTRAÇÃO E DA HUMANIZAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE. Gestão &Amp; Aprendizagem, 8(1), 19–29. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/48885

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