PLATAFORMA DE DECISÃO ORIENTADA A DADOS

o caso do minerador sebrae

Autores

  • Antonio Teixeira Neto UFPB
  • Aléssio Tony C. De almeida

Resumo

Este trabalho tem por objeto apresentar o processo de desenvolvimento e implantação de uma plataforma de decisão orientada a dados, contendo especificação e seleção da solução Minerador Sebrae. Essa solução faz uso de um amplo conjunto de bases de dados, notadamente Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal do Brasil, Sistema de Atendimento Sebrae, Sistema de Gestão Estratégia, TOTVS RM, Portfólio Sebrae, contendo série histórica dos últimos 10 anos, com atualizações diárias, em conjunto com modelos de análises de dados para subsidiar diferentes áreas da organização com informações estratégicas e com uma moderna interface de visualização de dados. O Minerador Sebrae é um serviço especializado de inteligência de dados sobre os clientes que tem como objetivo principal recomendar ações que aumentem a eficiência das áreas internas do Sebrae no relacionamento com o cliente e na oferta de produtos e serviços. A solução foi projetada para contribuir com as iniciativas de transformação digital em curso no Sistema Sebrae, tendo como referência a Plataforma do Sebrae Nacional. Nesse contexto, o Minerador Sebrae se apresenta como uma ferramenta relevante com grandes impactos esperados na experiencia do usuário, na elevação do nível de satisfação do cliente e na criação de uma jornada orientada, tanto para o atendimento presencial quanto digital. Ademais, o uso da inteligência artificial nos processos organizacionais do Sebrae tende a aumentar a produtividade do trabalho e assertividade nas decisões empresariais.

Palavras-chave: Transformação digital; Inteligência artificial; Produtividade; Experiência do usuário; Minerador Sebrae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Teixeira Neto, A., & almeida, A. T. C. D. . (2022). PLATAFORMA DE DECISÃO ORIENTADA A DADOS : o caso do minerador sebrae. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(Especial), 153–169. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/mpgoa/article/view/64755

Edição

Seção

Data Science e Banco de Dados