FUNÇÃO DA MULHER NA FAMÍLIA: UMA CRÍTICA MARXISTA

Autores

  • Roberto Leonardo da Silva Ramos UFPB/Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v6i3.25383

Palavras-chave:

Mulheres, Família, Economia

Resumo

O artigo realiza uma análise sobre a função da mulher na família contemporânea, pontuando a relevância da atuação feminina nas atividades domésticas, sua ligação na economia da sociedade e a importância das contribuições na relação familiar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial é o marxismo e marco teórico o pensamento feminista de Alexandra Kollontai. Demonstra-se como a família e a moral sexual são passíveis de mudanças, para tanto se desenvolve a ideia de que para a mulher alcançar paridade nas relações sociais o caminho eficaz é uma desarticulação do sistema classista e da propriedade privada, com o consequente estabelecimento de uma nova moral sexual, caso contrário a sociedade apresentará irrisórias mudanças que apenas fortalecem a classe detentora dos atuais privilégios.


[doi:HTTP://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i3.25383]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Leonardo da Silva Ramos, UFPB/Doutorando

Mestre e Doutorando em Ciências Jurídicas/UFPB, área de concentração em Direitos Humanos. Docente de graduação e pós-graduação (especialização). Advogado.

Referências

CRUZ, Paula Loureiro da. Alexandra Kollontai: Feminismo e socialismo – Uma abordagem crítica do direito. São Paulo: Alfa Ômega, 2012.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Tradução Leandro Konder. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FEITOSA, Enoque; FREITAS, Lorena; XAVIER, Madson; BASTOS, Ronaldo. Direitos humanos e justiça social. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

FREITAS, Lorena; FEITOSA, Enoque (organizadores). Marxismo Realismo e Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012.

KOLLONTAI, Alexandra. Autobiografia de uma mulher emancipada. Tradução Elizabeth Marie. 1ª Ed. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.

______. A nova mulher e a moral sexual. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

______. Marxismo e revolução sexual. Tradução Ana Corbisier. 1ª Ed. São Paulo: Global Editora, 1982.

______. O Comunismo e a família. 2002. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/kollontai/1920/mes/com_fam.htm>. Acesso em: 01. Jul.2012.

LESSA, Sérgio. “Prefácio”. Engels, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Tradução Leandro Konder. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich; LÊNIN, Vladimir. Sobre a mulher. 3ª Ed. São Paulo: Global Editora, 1981.

NAVES, Márcio Bilharinho. Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

RABENHORST, Eduardo Ramalho. Feminismo e Direito. Gênero e Direito. Volume 1. Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito da Universidade Federal da Paraíba. 2009. Disponível em: <http://www.ccj.ufpb.br/nepgd/images/stories/pdf/feminismo_e_direito.pdf>. Acesso em: 11. Jun. 2012.

Downloads

Publicado

21-12-2015

Edição

Seção

Artigos