AUTONOMIA: NO DEVER E NA LIBERDADE A PARTIR DA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES DE IMMANUEL KANT

Autores

  • Wendel Alves Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.29162

Palavras-chave:

Dever, Liberdade, Autonomia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o caráter autônomo da moral kantiana como conseqüência da vivência do dever moral e da liberdade a partir da Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Para isso, no primeiro ponto é feito uma  abordagem de aspectos da moral pré-kantiana, como a moral platônica, a aristotélica, epicurista, estóica e humeniana, destacando o caráter heterônomo destas concepções e a falta de base universalmente em que uma moral poderia ser fundamentada, para depois se expor como Kant elabora sua proposta para a moralidade fundando-a no imperativo categórico que une a vontade e a lei moral livre de inclinações sensíveis criticando, posteriormente, as moralidades materiais. No segundo ponto, é feito primeiramente uma análise das máximas e dos imperativos da moralidade, onde se destaca a formula da autonomia como princípio supremo da moralidade. Depois comenta-se a importância do conceito de dever na moral de Kant como necessidade de uma ação realizada pelo puro respeito à lei e, a partir daí levanta-se a problemática que questiona: como se concebe a obrigação do dever em uma moral onde o princípio é a liberdade da autonomia da vontade? Como resposta a esta questão, a partir da relação entre o conceito de liberdade, como uma idéia da razão, e o conceito de dever, se constata que o homem, como membro do mundo inteligível, é livre e suas ações são conformes à autonomia da vontade, mas enquanto membro do mundo sensível o homem é sujeito às inclinações sensíveis, e assim, para que sua ação seja realmente moral ela não pode ser condicionada a nenhum apetite sensível, por isso, a lei que razão determina lhe aparece como um imperativo, e o seu cumprimento como um dever. Dessa forma, o agir por dever é o que faz da ação do homem uma ação livre, constituindo assim uma vontade autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Alves Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluno do curso de pós-graduação nível de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio -  UFRN. Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. Tradução de Antônio Borges Coelho; Franco de Sousa e Manuel Patrício. 7ª ed. Lisboa: Presença, 2006. (Coleção História da Filosofia, v. 1).

¬¬______. História da Filosofia. Tradução de Antônio Borges Coelho. 5ª ed. Lisboa: Presença, 1999. (Coleção História da Filosofia, v. 2).

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. 4ª ed. Brasília: Universo, 2001.

BORGES, José Francisco Martins. O princípio da autonomia da vontade como garantia de moralidade em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2007.

DEJEANNE, Solange de Moraes. A fundamentação da moral no limite da razão em Kant. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul. Porto Alegre, 2008.

DEKENS, Oliver. Compreender Kant. São Paulo: Loyola, 2008.

DELEUZE, Gilles. A Filosofia Crítica de Kant. Tradução de Germiniano Franco. Lisboa: Edições 70, 1963.

EPITETO. Das coisas que dependem de nós e das que não dependem. – Apud. VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História da Filosofia Ilustrada pelos Textos. Tradução do Francês Letícia de Almeida. 3ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1976. p 63-64.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínios nos assuntos Moraes. Tradução Déborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2001.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Traduzida do alemão por Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

______. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuel Pinto dos santos e Alexandre Fralique Mourão. 5ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Crítica da Razão Prática. Tradução Rodolfo Schaefer. São Paulo: Martin Cleret, 2003.

LAERCIUS, D. Vidas e obras dos filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

LENTZ, Melissa Regina. A Estratégia de Kant para a Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

MATTOS, Fernando Costa. Razão e Sensibilidade. Discutindo Filosofia. São Paulo, ano 1, n. 5, p. 47-52, [2008].

PASCAL, Georges. Compreender Kant. Tradução de Raimundo Vier. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

REALE, Giovane. História da Filosofia Antiga: Platão e Aristóteles. Tradução Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. (Série História da Filosofia, v. 2).

______. História da Filosofia: Os Sistemas da era Helenística. Tradução Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. (Série História da Filosofia, v. 3).

______História da Filosofia: Do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990. (Coleção Filosofia, v. 2).

ROHDEN, Velrio. Uma Ética abaixo do céu. Discutindo Filosofia. São Paulo, ano 1, n. 5, p. 34-37, [2008].

THOUARD, Denis. Kant. Tradução Tessa Moura Lacerda. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre Ética. Tradução de doutorandos do curso de pós-graduação em Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul. Revisão e organização da tradução Ernildo Stein. Petrópolis, RJ. 1996.

VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Tradução de João Dell’ Anna. 22ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WALKER, Ralph. Kant: Kant e a lei moral. Tradução Oswaldo Giacóia Júnior. São Paulo: UNESP, 1999. (Coleção Filósofos).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-12-2016

Edição

Seção

Artigos