PODER, SEXUALIDADE E LIBERDADE: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.29914Palavras-chave:
poder, sexualidade, vontade de saber, liberdade, sujeitoResumo
Michel Foucault, em sua obra A Vontade de Saber, primeiro volume de sua História da Sexualidade, propõe, para além de uma analítica da sexualidade na sociedade Ocidental, na qual introduz a noção de dispositivo de sexualidade, uma outra concepção de poder cujo estudo histórico-teórico revela ser positiva e exercida sobre a vida. Tal representação positiva do poder, constituída decorrente toda uma série de especificidades polimorfas, é ao fim analisada por Foucault a partir da teoria do bio-poder. A analítica da sexualidade, então, é formulada consequentemente a esse bio-poder. Este artigo visa, assim, compreender a relação entre o bio-poder e a sexualidade, para enfim voltar-se àquilo que Foucault, no encerramento de A Vontade de Saber, chama de “ironia” do dispositivo de sexualidade, e que possibilita analisar o entendimento de Foucault acerca da liberdade e da liberação, de tal modo que ao final será possível apreender a percepção foucaultiana da constituição do sujeito.Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade.In: ______. Ética, Política e Sexualidade: Ditos e escritos.Vol. V, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 264 – 287.
______. Microfísica do Poder. Org. e trad. Roberto Machado. 20. ed. São Paulo: Graal, 2004b.
______. Em defesa da sociedade. Trad. Maria Ermantina Galvão. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 23. ed. São Paulo: Graal, 2013.
RAJCHMAN, John. Eros e verdade: Lacan, Foucault e a questão da ética. Trad. Vera Ribeiro. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Coleção Transmissão da Psicanálise, 35).
______. Foucault: A Liberdade da Filosofia. Trad. Álvaro Cabral. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).