PODER, SEXUALIDADE E LIBERDADE: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM FOUCAULT

Autores

  • Dani Barki Minkovicius

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i2.29914

Palavras-chave:

poder, sexualidade, vontade de saber, liberdade, sujeito

Resumo

Michel Foucault, em sua obra A Vontade de Saber, primeiro volume de sua História da Sexualidade, propõe, para além de uma analítica da sexualidade na sociedade Ocidental, na qual introduz a noção de dispositivo de sexualidade, uma outra concepção de poder cujo estudo histórico-teórico revela ser positiva e exercida sobre a vida. Tal representação positiva do poder, constituída decorrente toda uma série de especificidades polimorfas, é ao fim analisada por Foucault a partir da teoria do bio-poder. A analítica da sexualidade, então, é formulada consequentemente a esse bio-poder. Este artigo visa, assim, compreender a relação entre o bio-poder e a sexualidade, para enfim voltar-se àquilo que Foucault, no encerramento de A Vontade de Saber, chama de “ironia” do dispositivo de sexualidade, e que possibilita analisar o entendimento de Foucault acerca da liberdade e da liberação, de tal modo que ao final será possível apreender a percepção foucaultiana da constituição do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade.In: ______. Ética, Política e Sexualidade: Ditos e escritos.Vol. V, 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 264 – 287.

______. Microfísica do Poder. Org. e trad. Roberto Machado. 20. ed. São Paulo: Graal, 2004b.

______. Em defesa da sociedade. Trad. Maria Ermantina Galvão. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 23. ed. São Paulo: Graal, 2013.

RAJCHMAN, John. Eros e verdade: Lacan, Foucault e a questão da ética. Trad. Vera Ribeiro. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Coleção Transmissão da Psicanálise, 35).

______. Foucault: A Liberdade da Filosofia. Trad. Álvaro Cabral. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

Downloads

Publicado

17-12-2016

Edição

Seção

Artigos