ÉTICA E FILOSOFIA PRÁTICA: PARA UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS SOBRE DIREITOS DOS IDOSOS EM SOCIABILIDADES CAPITALISTAS ENQUANTO MANIFESTAÇÃO DO CONFLITO ENTRE JUSTIÇA FORMAL E JUSTIÇA CONCRETA

Autores

  • Michelli Barbosa Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Raquel da Silva Marinho Falcão Universidade Federal de Pernambuco
  • Evandro Alves Barbosa Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i2.35562

Palavras-chave:

Direitos sociais, idosos, política de saúde e política social.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a natureza do direito e da política social sob o capitalismo, a partir da crítica sobre um dos principais programas nacionais de saúde voltados a materializar o direito social à saúde dos idosos.  Esforço fundamental para apreender as determinações e mediações acerca do tratamento da população idosa na sociedade capitalista. O estudo é qualitativo e resultado de pesquisa de campo e bibliográfica. Verificou-se a imaterialidade do direito à saúde refletida numa visão liberal, isto é, formal dos direitos humanos a partir da crítica marxista a esse conceito, trabalhadas no método histórico dialético, apontando o embate entre a concepção dos direitos da pessoa idosa e a tensão no que diz respeito a sua efetivação, por uma política que minimiza a responsabilidade do Estado como parte de uma contrarreforma, tornando-se um espaço não de concretização dos direitos, mas de resposta à necessidade de reprodução capitalista.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA FILHO, Evandro Alves. Coalizão de forças, discursos e conflitos: uma análise do gerencialismo na gestão do consórcio público intermunicipal de saúde do Sertão do Araripe pernambucano (CISAPE). 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

______.; ROCHA, Maria Solange Guerra. Três décadas de neoliberalismo e de lutas contra a epidemia de hiv e aids na periferia capitalista: uma análise crítica da África do Sul, Brasil e Moçambique. In: Ana Cristina de Souza Vieira; Solange Rocha; Evandro Alves Barbosa Filho. (Org.). HIV Aids e as teias do capitalismo, patriarcado e racismo: África do Sul, Brasil Moçambique. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2016, v. 1, p. 27-155.

______; NASCIMENTO & SORIANO. Formações Discursivas e Ideológicas da Atenção Domiciliar no SUS: uma Análise Crítica do Programa Melhor em Casa. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, 2013.

______. LAFAYETTE, Maria da Conceição. & NASCIMENTO, Michelli Barbosa. A Saúde do Idoso nos Serviços de Atenção Domiciliar no Contexto de Contrarreforma da Saúde: um estudo de caso. In: TEIXEIRA, Solange Maria. Envelhecimento na Sociabilidade do Capital. Ed. Papel Social, 2017.

BARATA, Rita Barradas. Por um processo de descentralização que consolide os princípios do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saude, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.15-24, 2009

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BRASIL. Portal Brasil: economia e emprego, 2016. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/12/em-10-anos-cresce-numero-de-idosos-no-brasil>

______. Lei nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a polÌtica nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e d· outras providÍncias. Brasília DF, Janeiro de 1994.

______. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

______. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília DF, 19 de setembro de 1990.

______. Lei 8.142. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e dá outras providências. Brasília DF, 28 de dezembro de 1990.

______. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

BRAVO. Maria. Inês. Souza. Política de Saúde na atual conjuntura: modelos de gestão e agenda para a saúde. Rio de Janeiro: 2008, Adufrj.

______. A saúde no Brasil e em Portugal na atualidade: o desafio de concretizar direitos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 102, p.5-21, 01 abr. 2010.

______. Política de saúde no Brasil. In: MOTA, et al (orgs.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O Socialismo Jurídico. São Paulo: Boitempo, 2012

FALCÃO, Raquel. Serviço Social e Direitos Humanos: O sentido de justiça e igualdade numa sociedade desigual. (a partir da crítica marxista ao conceito de direitos humanos). UFPE, 2014.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Anna Blume, 2005.

______. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

HIRSCH, Joachim. Teoria materialista do Estado: processos de transformação do sistema capitalista de Estados. Rio de Janeiro: Revan, 2010.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma Ontologia do ser social I. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. – 1ª Edição – São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. In: Marx e Engels – Textos Volume I. São Paulo: Edições Sociais, 1977.

MELLO, Guilherme. Arantes. Gestão do conhecimento e da inovação no setor público. In: IBAÑEZ, N.; ELIAS, P. E. M.; SEIXAS, P. H. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec-cealag, 2011. p. 446-479.

MIOTO, Regina Célia. A Família como Referência nas Políticas Públicas: dilemas e tendências. In: TRAD, Leny A.(Org.). Família Contemporânea e Saúde: significados, práticas e políticas públicas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010.

MOTA, Ana Elisabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e assistência social brasileira nos anos 89 e 90. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

NASCIMENTO, Michelli Barbosa do. Idosos Assistidos no Serviço de Atenção Domiciliar: Integralidade das ações em saúde. UFPE, 2016.

SPOSATI, Aldaíza; BONETTI, Dilsea Adeodata.; YASBEK, Maria Carmelita.; FALCÃO, Maria do Carmo B. C. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras: uma questão em análise (5ª ed.). São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, Raquel. Cavalcante. Contrarreforma na Política de Saúde e Prática Profissional do Serviço Social nos Anos 2000. In: MOTA, Ana Elizabete (org.). As ideologias da contrarreforma e o serviço social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.

WOOD, Ellen Meiksins. Estado, Democracia e Globalização. In: BORON, Atílio A.; AMADEO, Javier; GONZÁLES, Sabrina (Org.). A teoria Marxista Hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: Expressão Popular/Clacso Livros, 2006. p. 381-393.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-09-2017

Edição

Seção

Artigos