APONTAMENTOS SOBRE UMA METODOLOGIA NIETZSCHIANA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41654Palavras-chave:
Nietzsche, Metodologia, Ensino médio, Prática filosófica.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar pesquisa em desenvolvimento sobre proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio. Para tanto, tem como referência principal o pensamento educacional de Friedrich Nietzsche, mais especificamente dois movimentos filosóficos nietzschianos: o “tornar-se o que se é”, o qual corresponde a uma necessária genealogia de si no processo de educação filosófica, e o que se liga ao tema do além-homem (über-mensch), em direção à autossuperação, à afirmação de uma singularidade criativa de si como experiência filosófica por excelência. Desse modo, procura-se discutir como esses dois movimentos podem se constituir em práticas de ensino de filosofia e como podem ser apreendidos como apontamentos para se pensar as melhores estratégias metodológicas para o ensino de filosofia. Trata-se, assim, de entender a dinâmica inerente à aprendizagem filosófica como ponto de partida para o estabelecimento de modos mais efetivos de ensinar filosofia aos estudantes do ensino médioDownloads
Referências
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Organização Evandro Nascimento. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 2011.
FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits I – 1954-1969. Paris: Gallimard, 1994.
LARROSA, Jorge. Como se chega ao que se é. Para além da Bildung. In: LARROSA, Jorge (Org.). Nietzsche e a Educação. 3. ed. Tradução Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 41-67.
LARROSA, Jorge. Ler em direção ao desconhecido. Para além da Hermenêutica. In: LARROSA, Jorge (Org.). Nietzsche e a educação. 3. ed. Tradução Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 13-40.
NIETZSCHE. Friedrich W. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. A gaia ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Ecce homo. Madrid: Alianza, 1971.
______. III Consideração intempestiva: Schopenhauer Educador. In: MELO SOBRINHO, Noéli Correia de (Org.). Escritos sobre educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003a. p. 138-222.
______. Sobre o Futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. In: MELO SOBRINHO, Noéli Correia de (Org.). Escritos sobre educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003b. p. 41-137.
ZUBEN, Marcos de Camargo Von; MEDEIROS, Rodolfo Rodrigues. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas filosóficas. Revista da Faculdade de Filosofia da UERN, Caicó-RN, ano VI, n. 1, p. 71-93, jan.-jun. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).