EDUCAÇÃO MENOR E OFICINA DE CONCEITOS: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO RESISTÊNCIA ÀS “SOCIEDADES DE CONTROLE”

Autores

  • Emilson Silva Lopes
  • Evanildo Costeski

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41658

Palavras-chave:

Educação menor, Ensino de filosofia, Oficina de conceitos, Sociedades de controle.

Resumo

Este artigo pretende analisar o ensino da filosofia como um empreendimento de educação menor. A noção de educação menor é uma apropriação que Sílvio Gallo fez do conceito de literatura menor que aparece no livro sobre Kafka escrito por Deleuze e Guattari. Uma educação menor seria uma forma de resistência contra os principais modelos educacionais representados por leis e instituições do Estado e seu aparato ideológico. O ensino da filosofia como educação menor constitui uma alternativa ao modelo educacional como dispositivo disciplinar e de controle do Estado sobre os indivíduos. Se a educação maior é um machinário que produz indivíduos em série, sem rosto, a função de uma educação menor é obstruir o funcionamento do aparelho, resistir ao seu modo operacional e possibilitar um ambiente de aprendizagem que crie novas possibilidades de aprendizagem e de existência. Através desta abordagem, as aulas de filosofia assumirão a concepção de filosofia de Deleuze e Guattari como criação de conceitos em oposição ao ensino enciclopédico. Os alunos terão acesso à experiência do pensamento filosófico e crítico, e juntamente com seus professores serão capazes de questionar e problematizar a realidade e o estado de coisas dado, dando-lhes assim novo significado e criando o novo, resistindo dessa forma aos modelos de dominação das “sociedades de controle”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata; GALLO, Sílvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e EDUCAÇÃO, 2009.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Altera a Lei nº 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://www.mec.gov.com.br>. Acesso em: jun. de 2017.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. (1992). O que é a filosofia? 3ª. ed. Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010. (Coleção TRANS).

______. (1975). Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DELEUZE, Gilles. (1992). Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles.(1992) Conversações (1972-1990). 3ª. ed. Trad. Peter Pàl Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 2013.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

______. (2003). Deleuze & a Educação. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Pensadores & Educação)

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: O paradoxo de ensinar e aprender. Trad. Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, SOCIEDADE E PODER