ENSINO DE FILOSOFIA: DIFICULDADES E AVANÇOS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Ediel dos Anjos Araújo
  • Danillo Matos de Deus
  • Simey Fernanda Furtado Teixeira
  • Wayner de Andrade Lima de Aguiar
  • Ângelo Rodrigo Bianchini

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41664

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Filosofia, Relações Sociais, TIC.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um panorama sobre as dificuldades enfrentadas no ensino de filosofia. Podemos pensar, nesse sentido, que a formação inicial dos professores de filosofia é fundamental no desdobramento de sua prática, pois, como reflete Cerletti (2009), o professor de filosofia é construído dentro de uma academia e sob o processo de uma vida acadêmica, e é essa formação que, inicialmente, será o motor para a vivência em sala de aula, e não um fantasma a assombrá-lo, se a teoria for divorciada de sua prática, como pontua Ulhôa (1988). Segundo Arendt (2016), a passagem das novas gerações pelas salas de aula não lhes possibilita fazerem parte, no futuro, de um espaço público compartilhado por outras pessoas que interagem através de relações harmoniosas. Consideramos ser oportuno pensar a construção de um ambiente favorável ao ensino filosófico, através da busca pela experiência da alteridade, por meio do conceito de Empatia proposto por Edith Stein (1964), e como consequência deste movimento em direção à experiência do Outro, possibilitar um ensino filosófico que motive os estudantes com o entusiasmo da vivência filosófica. Propomos também, neste artigo, pensar sobre os avanços no ensino de filosofa, à luz do uso das novas tecnologias de informação e comunicação. Visto que, no contexto das relações sociais modernas, a internet é, ou se torna, uma importante ferramenta na construção dessas novas vivências.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, LUGARES DIVERSOS E VARIADOS DESAFIOS