OS FUNDAMENTOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018

Autores

  • Adriana Tavares de Almeida
  • Maria Alice Corrêa de Araújo
  • Nilton Guimarães da Silva
  • Paulo Limeira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41670

Palavras-chave:

Livro didático – Filosofia, PNLD 2018, Ensino de Filosofia.

Resumo

Em 2018, no Brasil, um, entre os oito livros didáticos de Filosofia aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) foi distribuído gratuitamente nas escolas públicas de ensino aos matriculados no ensino médio – para cada escola, uma escolha. No ano anterior, em 2017, pudemos, como professores, realizar a escolha do livro que seria adotado na escola em que trabalhamos. Resolvemos, então, transformar nossa análise do “Manual do Professor” das oito obras aprovadas pelo PNLD nesta publicação. Tivemos como objetivo geral identificar os fundamentos do ensino de Filosofia em nível médio apresentados nos suplementos dos manuais do professor dirigidos aos docentes. Mais especificamente: descrever concepções apresentadas sobre o que é Filosofia; localizar fundamentos de ensino e aprendizagem de Filosofia; relatar argumentos sobre a importância do ensino de Filosofia. Entre as ideias mais comuns que fundamentam o ensino de Filosofia, estão: destaque à importância e relação necessária entre filosofar e Filosofia; defesa da importância da Filosofia enquanto legado do passado; reconhecimento de Filosofias e não uma Filosofia; referência às competências específicas da Filosofia evidenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, OLHARES E METODOLOGIAS