A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN NA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA

Autores

  • Sônia Maria Lira Ferreira
  • Walter Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41672

Palavras-chave:

Formação docente em filosofia, ensino de filosofia, antropologia e pedagogia de Edith Stein.

Resumo

O presente artigo tem como tema norteador a formação docente na área de filosofia e dos seus reflexos na prática docente nas escolas do Ensino Médio investigado à luz da perspectiva antropológica e pedagógica da filosofia de Edith Stein.  O objetivo principal é apresentar os conceitos principais da Antropologia Filosófica- Teológica e da Pedagogia de Edith Stein enquanto um aporte teórico que possibilita problematizar a discussão sobre a formação docente na área de Filosofia em seus aspectos filosóficos e pedagógicos no contexto atual da crise instalada na educação brasileira.  Este estudo utilizou procedimentos bibliográficos fundamentados no pensamento filosófico e pedagógico de Stein, Edith (2003); ALFIERI, Francesco (2014); SBERGA, Adair Aparecida (2014); RUS, Éric de (2015); TOMAZETTI, Elisete Medianeira et.al.(2012); MATTÉI, Jean- François (2002); KUSANO, Mariana Bar (2014). O procedimento metodológico utilizado para a elaboração do texto foi o fenomenológico por descrever a experiência do homem tal como ela é. A questão norteadora que fundamentou os argumentos desse artigo foi a seguinte: Como os conceitos antropológicos e pedagógicos do pensamento filosófico de Edith Stein, podem contribuir para se pensar no âmbito acadêmico uma nova estruturação da formação filosófica e pedagógica dos professores de filosofia? E, para responder essa questão, a explanação dos argumentos foi estruturada a partir dos seguintes passos: primeiro passo se fez uma introdução do tema-problema com seus objetivos, problema e metodologia; segundo passo, foi apresentado o caminho filosófico e metodológico da estruturação da antropologia filosófica e teológica como também da pedagogia de Edith Stein; terceiro passo consistiu na explanação dos conceitos de: corpo, psique e espírito; quarto passo foi demonstrado como os conceitos filosóficos e pedagógicos de Edith Stein podem ser uma ferramenta eficaz para se pensar criticamente a formação docente na área de filosofia e do seu ensino mediante novos horizontes formativos.

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Referências

ALFIERI, Francesco. Pessoa humana e singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SBERGA, Adair Aparecida. A formação da pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimentp do núcleo interior. São Paulo: Paulus, 2014. (Coleção filosofia em questão).

RUS, Éric de. Visão educativa de Edith Stein: aproximação a um Gesto Antropológico Integral. Tradução Isabelle Sanchis et al. Revisão Técnica: Juvenal Savian Filho. Belo Horizonte: Editora Artesã, 2015.

STEIN, Edith. Estrutura de la persona humana. In: Obras completas: Escritos Antropológicos y pedagógicos. V. 4. Madri/Burgos:Vitória Ediciones El Carmen/Editorial de Espiritualidad e Editorial Monte Carmelo, 2003.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira et.al. Pesquisa sobre o ensino da filosofia e formação docente: percursos e inclusões. IN: Instigar a pensar e a questionar: o sentido do ensino de filosofia. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. (Série educação geral educação superior e formação continuada do educador)

MATTÉI, Jean- François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. Tradução Isabel Maria Loureiro. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KUSANO, Mariana Bar. A antropologia de Edth Stein: entre Deus e a filosofia. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

O ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE