A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN NA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41672Palavras-chave:
Formação docente em filosofia, ensino de filosofia, antropologia e pedagogia de Edith Stein.Resumo
O presente artigo tem como tema norteador a formação docente na área de filosofia e dos seus reflexos na prática docente nas escolas do Ensino Médio investigado à luz da perspectiva antropológica e pedagógica da filosofia de Edith Stein. O objetivo principal é apresentar os conceitos principais da Antropologia Filosófica- Teológica e da Pedagogia de Edith Stein enquanto um aporte teórico que possibilita problematizar a discussão sobre a formação docente na área de Filosofia em seus aspectos filosóficos e pedagógicos no contexto atual da crise instalada na educação brasileira. Este estudo utilizou procedimentos bibliográficos fundamentados no pensamento filosófico e pedagógico de Stein, Edith (2003); ALFIERI, Francesco (2014); SBERGA, Adair Aparecida (2014); RUS, Éric de (2015); TOMAZETTI, Elisete Medianeira et.al.(2012); MATTÉI, Jean- François (2002); KUSANO, Mariana Bar (2014). O procedimento metodológico utilizado para a elaboração do texto foi o fenomenológico por descrever a experiência do homem tal como ela é. A questão norteadora que fundamentou os argumentos desse artigo foi a seguinte: Como os conceitos antropológicos e pedagógicos do pensamento filosófico de Edith Stein, podem contribuir para se pensar no âmbito acadêmico uma nova estruturação da formação filosófica e pedagógica dos professores de filosofia? E, para responder essa questão, a explanação dos argumentos foi estruturada a partir dos seguintes passos: primeiro passo se fez uma introdução do tema-problema com seus objetivos, problema e metodologia; segundo passo, foi apresentado o caminho filosófico e metodológico da estruturação da antropologia filosófica e teológica como também da pedagogia de Edith Stein; terceiro passo consistiu na explanação dos conceitos de: corpo, psique e espírito; quarto passo foi demonstrado como os conceitos filosóficos e pedagógicos de Edith Stein podem ser uma ferramenta eficaz para se pensar criticamente a formação docente na área de filosofia e do seu ensino mediante novos horizontes formativos.Downloads
Referências
ALFIERI, Francesco. Pessoa humana e singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica. São Paulo: Perspectiva, 2014.
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