O QUE É FILOSOFIA PARA MIM A PARTIR DA FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO MESTRADO PROFISSIONAL?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41676Palavras-chave:
Ensino, Filosofia, Ação, Reflexão, Prospecção.Resumo
A pesquisa intitulada “O que é filosofia para mim a partir da filosofia do ensino de filosofia” no mestrado profissional tem como principal objetivo abordar de forma introdutória aspectos importantes do ensino de filosofia tendo por base a filosofia da ação de Maurice Blondel. A escolha do título da pesquisa justifica-se por buscar desde o primeiro instante introduzir elementos da filosofia de Maurice Blondel a partir de uma definição do que seja filosofia do ponto de vista particular do autor. O problema é aquele de apresentar uma perspectiva particular e consciente do que seja filosofia e como proceder no Ensino Médio. A pesquisa desenvolve-se sob a ótica das aulas da disciplina “a filosofia do ensino de filosofia” no mestrado profissional.Downloads
Referências
BLONDEL, Maurice. L’action: essai d’une critiche de la vie et d’une science de la pratique (1983). Paris: PUF, 1950. (la ed. Quadrige 1993).
BLONDEL, Maurice. Le point de départ de la recherche Philosophique (1906). In: Ouvres Complètes II, 1888-1913. La Philosophie de L’Action et la crise moderniste. Paris: PUF, 1997c p. 527-569.
BLONDEL, Maurice. La Accion (1893): ensayo de una critica de la vida y de una ciencia de la práctica. Madrid, Biblioteca de Autores Cristianos, 1996.
BLONDEL, Maurice. El punto de partida de la investigación filosófica. Traducción de Jorge Hourton. Madrid: Encuentro Ediciones, 2005.
DELLEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2013.
PIMENTEL, Álvaro. Maurice Blondel: A ação criadora e o apelo da norma. In: CARDOSO, Delmar (Org.). Pensadores do século XX. São Paulo, Loyola: Paulus, 2012.
SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de. O problema da metafísica e a filosofia da ação: ensaio sobre a possibilidade da metafísica por meio da crítica à superstição. João Pessoa, 2014. (Tese de doutorado). Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/5670/1/arquivototal.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2016, às 15h.1.
VILA-CHÃ, João J. Maurice Blondel. In: Revista Portuguesa de Filosofia. TOMO XLIX – FASC. 3. Braga: Tipografia Franciscana, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).