FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. UM PANORÂMA CRÍTICO AO POSITIVISMO LÓGICO E À METAFÍSICA.

Autores

  • Manoel Ribeiro Moraes Junior Universidade do Estado do Pará. http://orcid.org/0000-0001-6986-7671
  • Wladirson Ronny da Silva Cardoso Universidade do Estado do Pará Departamento de Filosofia e Ciências Sociais Universidade do Estado do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação Básica

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.42147

Palavras-chave:

Ciências, Conhecimento Teórico, Filosofia Contemporânea.

Resumo

Este artigo procura analisar a ascendência da Filosofia das Ciências como um espaço de reflexão onde as questões sobre o conhecimento adentram as práticas científicas. Para isso, procurou estudar os horizontes teóricos sobre saber teórico e ciências nos pensadores da Escola de Viena, Karl Popper e Paul Feyerabend. Desta forma, este estudo antevê como a filosofia nos tempos contemporâneos pensa o conhecimento para a além do positivismo, da metafísica clássica e da estética transcendental.

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Biografia do Autor

Manoel Ribeiro Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará.

Graduado em Teologia e Filoofia

Mestre em Filosofia (UERJ)

Doutor em Ciências da Religião (UMESP)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Universidade do Estado do Pará. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.

Wladirson Ronny da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Pará Departamento de Filosofia e Ciências Sociais Universidade do Estado do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação Básica

Doutor em Antropologia Social [PPGA/UFPA]; Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social [PPGD/UFPA] e Bacharel/Licenciado em Filosofia [IFCH/UFPA]. Professor auxiliar I da Universidade do Estado do Pará [UEPA] e ex Coordenador de Interiorização do Campus XI UEPA-São Miguel do Guamá, entre 07/2013 a 12/2014. Possui experiência de ensino em diversas áreas da Filosofia, em especial da Filosofia Prática [Ética, Política, Cidadania,Teorias da Justiça e Direitos Humanos], desenvolvendo pesquisas também no campo da Antropologia da(s) Sexualidade(s) e no campo das Ciências da Educação - com destaque para a formação de professores da educação básica. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS, tendo integrado - na condição de colaborador - a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no estado Pará [OAB /PA] entre os anos de 2017 e 2018, destacando-se em atividades de pesquisa e militância pelos Projetos Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém e Gênero, sexualidade e envelhecimento: um estudo multimétodos sobre políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

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Publicado

16-07-2019

Edição

Seção

Artigos