SUPERANDO VÍCIOS NA INTERAÇÃO DA FILOSOFIA COM A CIÊNCIA:

EXEMPLO DA NEUROCIÊNCIA E DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i3.66148

Palavras-chave:

Neurociência, Cientificismo, Filosofia da Linguagem, Neurolinguística, Semântica

Resumo

A ciência é uma forma importante de conhecimento e tem tido marcante influência no pensamento filosófico. A reflexão acerca do caráter inescapável do conhecimento científico e da melhor maneira de se utilizar de seus achados, evitando possíveis vícios, adquire grande relevância. A partir dos avanços da neurociência relativos ao processamento da linguagem, têm sido abertas várias possibilidades de reflexão sobre os consectários filosóficos dos achados científicos nessa área. Contudo, essa interação deve ser cuidadosa, evitando-se deturpações e riscos por vezes presentes em tais relações interdisciplinares. Um dos pontos mais relevantes da neurolinguística - o ramo da neurociência aplicada à linguagem - é aquele que trata das características e das diferenças na maneira como se dá o processamento da linguagem entre crianças na primeira infância e entre jovens ou adultos. Essas peculiaridades neurolinguísticas podem ser cotejadas com alguns constructos teóricos da filosofia da linguagem.  Tal confronto representa a oportunidade para um sinergismo virtuoso, contanto que se evite a utilização da ciência como um pretenso tribunal de validação. Depreende-se que algumas correntes mais elaboradas ligadas à teoria do significado, de tradição mentalista e não-mentalista, podem ser relacionadas e, em certos aspectos, harmonizadas diante de evidências científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Leclerc, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Filosofia pela Université du Québec.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -Nível 1C.
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.

Francisco Hélio Cavalcante Félix

Analista   de   Técnica   Legislativa   da   Câmara   dos   Deputados (assessoria   técnica   em   Saúde).
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica.
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará.
Médico anestesiologista registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará.
Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB)

Referências

ARETZ, S.; BOROWISK, A.; SCHMELING, S. A fairytale creation or the beginning of everything: Students’ pre-instructional conceptions about the Big Bang theory, Perspectives in Science, Amsterdã, v. 10, p. 46-58, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pisc.2016.08.003. Acesso em: 10 jan. 2023.

BARNETT, S. M.,; WILLIAMS, W. National Intelligence and the Emperor’s New Clothes, Contemporary Psychology, v. 49 n. 4, p. 389–396, 2004. Disponível em: https://access.portico.org/stable?au=phzmh140q. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRAUER, J. et al. Dorsal and ventral pathways in language development. Brain and language, v. 127, n. 2, p. 289-295, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23643035/. Acesso em: 10 fev. 2022.

BRAUER, J.; FRIEDERICI, A. D. Functional neural networks of semantic and syntactic processes in the developing brain. Journal of cognitive neuroscience, Cambridge, v. 19, n. 10, p. 1609-1623, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1162/jocn.2007.19.10.1609. Acesso em: 10 fev. 2022.

CHILLÀ, F.; SCHUMACHER, J. New perspectives in turbulent Rayleigh-Bénard convection. The European Physical Journal E, v. 35, art. 58, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1140/epje/i2012-12058-1. Acesso em: 10 jan. 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA. Rio de Janeiro, 1929. Actas e trabalhos. Rio de Janeiro: s. n., 1929. v.1. 342 p. 613.94 C76. reg. 8328/06 ex.3. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=acebibcoc_r&pagfis=9788. Acesso em: 10 jul. 2022.

DE MARIA, T. L.; CHEVITARESE, A. L. Fundamentalismo Religioso Cristão: Em Busca de um Conceito. In: CHEVITARESE, A. L.; CAVALCANTI, J. B.; DUSILEK, S.; DE MARIA, T. L. (orgs.). Fundamentalismo Religioso Cristão. Olhares transdisciplinares. Rio de Janeiro: Kliné, 2021.

ERIKSSON, S.; HELGESSON, G. The false academy: Predatory publishing in science and bioethics. Medicine, Health Care, and Philosophy. v. 20, n. 2, p. 163-170, jun. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11019-016-9740-3. Acesso em: 10 jan. 2023.

FRIEDERICI, A. D. The Brain Basis of Language Processing: from Structure to Function. Physiological Reviews, Rockville, n. 91, p. 1357-1392, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1152/physrev.00006.2011. Acesso em: 10 fev. 2022.

FRIEDERICI, A. D. Language in your brain: The origins of a uniquely human capacity. Cambridge: The MIT Press, 2017.

FRIEDERICI, A. D. The neural basis for human syntax: Broca's area and beyond. Current opinion in behavioral sciences, v. 21, p. 88-92, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2018.03.004. Acesso em: 10 fev. 2022.

FRIEDERICI, A. D.; FRIEDRICH, M.; CHRISTOPHE, A. Brain responses in 4-month-old infants are already language specific. Current Biology, Cambridge, v. 17, n. 14, p. 1208-1211, 2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17583508/. Acesso em: 10 fev. 2022.

FRIEDERICI, A. D.; SINGER, W. Grounding language processing on basic neurophysiological principles. Trends in Cognitive Sciences, Maryland Heights, v. 19, n. 6, p. 329-338, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tics.2015.03.012. Acesso em: 10 fev. 2022.

GOLDBERG, A. D.; ALLIS, C. D.; BERNSTEIN, E. Epigenetics: A landscape takes shape. Cell, Cambridge, v. 128, n. 4, p. 635-638, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cell.2007.02.006. Acesso em: 20 jul. 2022.

GORDIN, M. D. How lysenkoism became pseudoscience: Dobzhansky to Velikovsky. Journal of the History of Biology, Heidelberg, v. 45, n. 3, p. 443-468, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41653570. Acesso em: 20 jul. 2022.

GRAHAM, L. Epigenetics and Russia. Proceedings of the American Philosophical Society, Philadelphia, v. 160, n. 3, p. 266-271, 2016. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26159182. Acesso em: 20 jul. 2022.

GREENHALGH, T. Will Covid-19 be evidence-based medicine’s nemesis?. PLoS Medicine, San Francisco, v. 17, n. 6, e1003266, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003266. Acesso em: 10 fev. 2022.

GRICE, H. P. Meaning. The Philosophical Review, Ithaca, v. 66, n. 3, p. 377-388, 1957. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=0031-8108%28195707%2966%3A3%3C377%3AM%3E2.0.CO%3B2-P. Acesso em: 10 fev. 2022.

HAACK, S. Six Signs of Scientism. Logos & Episteme. Charlottesvile, v. 3 n. 1, p. 75-95, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5840/logos-episteme20123151. Acesso em: 09 jul. 2022.

HAACK, S. Scientism and its discontents. Rounded Globe, 2017.

HERRNSTEIN, R. J.; MURRAY, C. The bell curve: Intelligence and class structure in American life. New York: Free Press, 1996.

HOMERO, Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

HUGHES, C. Kripke: Names, necessity, and identity. Oxford: Oxford University Press, 2004.

KAMIN, L. J. African IQ and mental retardation. South African Journal of Psychology, Johannesburg, v. 36, n. 1, p. 1-9, 2006. Disponível em: https://psychology.ukzn.ac.za/?mdocs-file=1431. Acesso em: 10 jan. 2023.

KAPLAN, D. Demonstratives. An Essay on the Semantics, Logic, Metaphysics and Epistemology of Demonstratives and other Indexicals. In: ALMOG, J.; PERRY, J.; WETTSTEIN, H. (edit.), Themes From Kaplan. Oxford: Oxford University Press, 1989, pp. 481-563.

KARAMANOU, M. et al. From miasmas to germs: a historical approach to theories of infectious disease transmission. In: Le Infezioni in Medicina, Salerno, v. 20, n. 1, p. 58-62, 2012. Disponível em: https://www.infezmed.it/media/journal/Vol_20_1_2012_9.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

KIRKEGAARD, E. O. W. Solid numbers, missed opportunities: Review of The intelligence of nations [Review of the book The intelligence of nations, by R. Lynn & D. Becker]. Evolutionary Behavioral Sciences, v. 15, n. 4, p. 389–397, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1037/ebs0000181. Acesso em: 10 jan. 2023.

KOLCHINSKY et al. Russia’s new Lysenkoism. Current Biology, Cambridge, v. 27, n. 19, p. R1042-R1047, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2017.07.045. Acesso em: 20 jul. 2022.

KRIPKE, S. A. Naming and Necessity. Cambridge: Harvard University Press, 1980.

LECLERC, A. Princípios para uma semântica das línguas naturais: os clássicos e os novos. Perspectiva Filosófica, Recife, v. 2. n. 30 e 31, p. 1-21, jul.-dez. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/763433/Princ%C3%ADpios_para_uma_Sem%C3%A2ntica_das_L%C3%ADnguas_Naturais. Acesso em: 10 fev. 2022.

LECLERC, A. Contextualismo, Pragmatismo e Determinação do Sentido. Cognitio, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 48-57, jan./jun. 2010.

LEÓN, B. et al. Health and science-related disinformation on COVID-19: A content analysis of hoaxes identified by fact-checkers in Spain. PLoS ONE, San Francisco, v. 17, n. 4, p. e0265995, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0265995. Acesso em: 10 jan. 2023.

LEVINE, J. Materialism and Qualia: The Explanatory Gap. Pacific Philosophical Quaterly, Los Angeles, v. 64, n. 4, p. 354-361, 1983. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-0114.1983.tb00207.x. Acesso em: 10 fev. 2022.

LINSK, B. Kripke on proper and general names. In: Berger, A. (edit.) Saul Kripke. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 17-48.

LIU, Y.; LI, B.; WANG, Q. Science and politics. EMBO Reports, Heidelberg,v. 10, n. 9, p. 938-939, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1038/embor.2009.198. Acesso em: 20 jul. 2022.

LYCAN, W. G. Philosophy of Language: A contemporary introduction. 3. ed. New York: Routledge, 2019.

LYNCH, J. “Prepare to Believe”: The Creation Museum as Embodied Conversion Narrative. Rhetoric and Public Affairs, v. 16, n. 1, p. 1-28, 2013. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.14321/rhetpublaffa.16.1.0001. Acesso em: 23 jul. 2022.

LYNN, R.; BECKER, D. The Intelligence of Nations. Londres: Ulster Institute for Social Research, 2019.

LYNN, R.; VANHANEN, T. IQ and the wealth of nations. Westport: Praeger Publishers/Greenwood Publishing Group, 2002.

LYNN, R.; VANHANEN, T. Intelligence: A unifying construct for the social science. Londres: Ulster Institute for Social Research, 2012.

MADERSPACHER, F. Lysenko Rising. Current Biology, Cambridge, v. 20, n. 19, p. R835-R837, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cub.2010.09.009. Acesso em: 20 jul. 2022.

MALIK-MORALEDA, S. et al. An investigation across 45 languages and 12 language families reveals a universal language network. Nature Neuroscience. Londres, n. 25, p. 1014-1019, jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41593-022-01114-5. Acesso em: 10 jan. 2023.

MANIVANNAN, E. et al. The Rise and Fall of Chloroquine/Hydroxychloroquine as Compassionate Therapy of COVID-19. Frontiers in Pharmacology, Lausanne, v. 12, p. 584940, 6 maio 2021. Disponível em: doi: 10.3389/fphar.2021.584940. Acesso em: 10 jan. 2023.

MARTINICH, A. P. Introduction. In: MARTINICH, A. P.; SOSA, D. (ed.). A Companion to Analytic Philosophy. Oxford: Blackwell, 2001.

MORIN, E. La Methóde I et II. Paris: Seuil, 2008.

NERLICH, B.; STELMACH, A.; ENNIS, C. How to do things with epigenetics: An investigation into the use of metaphors to promote alternative approaches to health and social science, and their implications for interdisciplinary collaboration. Social Science Information, Paris, v. 59, n. 1, p. 59-92, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0539018419887110. Acesso em: 20 jul. 2022.

NETO, L. O Poder e a Peste: A vida de Rodolfo Teófilo. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2001.

NG, S. et al. Disrupting self-evaluative processing with electrostimulation mapping during awake brain surgery. In: Scientific Reports, London, n. 11, 9386, 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-021-88916-y. Acesso em: 10 fev. 2022.

PERANI, D. et al. Neural language networks at birth. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 108, n. 38, p. 16056-16061, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21896765/. Acesso em: 10 fev. 2022.

PERRY, J. The Problem of the Essential Indexical and other Essays. Oxford: O.U.P., 1993.

POPE, A. The poems of Alexander Pope: a one-volume edition of the Twickenham text with selected annotations. New Haven: Yale University Press, 1963.

QUINE, W. V. O. Two Dogmas of Empiricism. Philosophical Review, Durham, vol. 60, n. 1, p. 20-43, 1951. Disponível em: https://philpapers.org/rec/QUITDO-3. Acesso em: 10 fev. 2022.

RECANATI, F. On defining communicative intentions. Mind & Language, New Jersey, vol. 1, n. 3, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-0017.1986.tb00102.x. Acesso em: 10 fev. 2022.

RUSSELL, B. Marriage and Morals. Londres: Routledge, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780203875346. Acesso em: 10 jan. 2023.

SEAR, R. ‘National IQ’ datasets do not provide accurate, unbiased or comparable measures of cognitive ability worldwide. PsyArXiv, 2022. Disponível em: 10.31234/osf.io/26vfb. Acesso em: 10 jan. 2023.

SILVA, A. J.; BICKLE, J. The Science of Research and the Search for Molecular Mechanisms of Cognitive Functions. In: BICKLE, J. (Ed.) The Oxford Handbook of Philosophy and Neuroscience. Oxford: Oxford Academic, p. 91-126, 2009.

SKEIDE, M. A.; FRIEDERICI, A. D. The Ontogeny of the Cortical Language Network. Nature Reviews Neuroscience, New York, v. 17, p. 323–332, 2016. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nrn.2016.23. Acesso em: 10 fev. 2022.

STEPAN, N. L. The hour of eugenics: Race, gender and nation in Latin America. Ithaca: Cornell University Press, 2015 (Original publicado em 1991).

UEBEL, T. Overcoming logical positivism from within: The emergence of Neurath's naturalism in the Vienna Circle's protocol sentence debate. Amsterdam: Rodopi, 1992.

WEST, J. D.; BERGSTROM, C. T. Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), Washington, v. 18, n. 15, p. e1912444117, 09 abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.1912444117. Acesso em: 10 jan. 2023.

WIESMANN, C. G. et al. Two systems for thinking about others’ thoughts in the developing brain. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington, v. 117, n. 12, p. 6928-6935, 2020. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/abs/10.1073/pnas.1916725117. Acesso em: 10 fev. 2022.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. Tradução de G. E. M. Anscombe. 3. ed. Oxford: Basil Blackwell, 1986.

WRIGHT, R. R. Academic Rigor or Academic Rigor Mortis? Supervising Dissertations is Serious Business. Adult Learning, New York, v. 28, n. 1, p. 35–37, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1045159515593896. Acesso em: 10 jan. 2023.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Edição

Seção

ESPECIAL – O filósofo do Sertão: homenagem ao prof. Edmilson Alves de Azevêdo