O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO DO FILOSOFAR
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49658Palavras-chave:
Estágio, Filosofia, EnsinoResumo
O presente texto tem como objetivo principal destacar a relevância do estágio supervisionado em Filosofia. Para isso, contra uma visão instrumentalista do ensino, partimos do pressuposto de que o ensino de filosofia exige uma interconexão entre teoria e prática, na qual a formação docente requer uma abertura para a filosofia, pautada na experiência do filosofar como atividade problematizante. Nessa perspectiva, entendemos que compete também ao professor de filosofia um ‘colocar-se no mundo’, na compreensão de que o ensino de filosofia exige também uma reflexão criativa da realidade, como um intermédio entre linguagem e mundo. Desse modo, dividimos o presente artigo em duas partes: a primeira, apresenta uma análise da definição de estágio como prática reflexiva e atividade filosófica; a segunda, interliga a formação docente na proposta de ensino de filosofia como interdisciplinar e dialógica.
Downloads
Referências
______. O acompanhamento do estágio supervisionado no curso de pedagogia: um diálogo com as concepções e as condições de trabalho dos supervisores. 2015. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2015.
CARMINATI, Celso João. Formação e ensino de filosofia. Perspectiva Filosófica, Recife, v. II, n. 38, ago./dez. 2012
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
______. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
______. Ensino de filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. 3. ed. Rio de Janeiro: 34, 2010.
GALLO, Silvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na Educação Básica.
Educação e Filosofia, Uberlândia/ MG, v. 22, n. 44, p. 55-78, jul./dez. 2008.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas/SP: Papirus: 2012.
KOHAN, Walter Omar. Como ensinar que é preciso aprender? Filosofia: uma oficina de pensamento. In: CORNELLI, G; CARVALHO, M. (Orgs). Ensinar Filosofia: Volume 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática pra o Ensino Médio. Campina, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).