CARTOGRAFIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA:
UMA PERSPECTIVA DE GENÊRO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53962Palavras-chave:
Questões de gênero, Ensino de Filosofia, Implicação e CartografiaResumo
O objetivo do presente estudo é explicitar as dificuldades e resistências na atuação de professoras de Filosofia em sala de aula. A pesquisa observa a noção de implicação, de modo que as experiencias servirão de base a essa exposiçao. Adotamos, para tanto, a cartografia como método, para demonstrar como as questões de gênero se delineiam no ensino de Filosofia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BOURDIEU. Pierre. A dominação Masculina. 11ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Editora: Autentica. 2009.
GALLO, S. "Foucault: (re)pensar a educação." Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746 . Acesso em 28 de março de 2019.
HIERRO. Graciela. La ética del placer (2ed.). México:Universidad Nacional. Autónoma de México. 2014
LOURAU, Renè. A Análise Institucional. Petrópolis: Vozes, 1975.
MARAFON, G. Recusa à judicialização e o projeto de lei "escola sem partido”: análises a partir das ocupações estudantis. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/10478 publicação de 02/2017 acessado. Acessado em 17/04/2019.
PAL-PELBART, P. "Tudo o que muda com os secundaristas". Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/pelbart-tudo-o-que-muda-com-os-secundaristas/. Acessado em 20/04/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2
Walsh, Catherine, Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir I, Quito: ediciones Abya-Yala, 2017.
(______) Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir II, Quito: ediciones Abya-Yala, 2017.
GILLIGAN, Carol. (1982). In a Different Voice: Psychological Theory and Women’s Development. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
NODDINGS, Nel. (1986). Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press.
Missaggia, Juliana, Ética do cuidado, Duas formulações e suas objeções, https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/etica-do-cuidado/
Federici, Silvia, Calibã e a bruxa: Mulheres, corpos e acumulação primitiva, Trad. Coletivo Sycorax.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Editora: Autentica. 2009.
GALLO, S. "Foucault: (re)pensar a educação." Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746 . Acesso em 28 de março de 2019.
HIERRO. Graciela. La ética del placer (2ed.). México:Universidad Nacional. Autónoma de México. 2014
LOURAU, Renè. A Análise Institucional. Petrópolis: Vozes, 1975.
MARAFON, G. Recusa à judicialização e o projeto de lei "escola sem partido”: análises a partir das ocupações estudantis. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/10478 publicação de 02/2017 acessado. Acessado em 17/04/2019.
PAL-PELBART, P. "Tudo o que muda com os secundaristas". Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/pelbart-tudo-o-que-muda-com-os-secundaristas/. Acessado em 20/04/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2
Walsh, Catherine, Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir I, Quito: ediciones Abya-Yala, 2017.
(______) Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir II, Quito: ediciones Abya-Yala, 2017.
GILLIGAN, Carol. (1982). In a Different Voice: Psychological Theory and Women’s Development. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
NODDINGS, Nel. (1986). Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education. Berkeley: University of California Press.
Missaggia, Juliana, Ética do cuidado, Duas formulações e suas objeções, https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/etica-do-cuidado/
Federici, Silvia, Calibã e a bruxa: Mulheres, corpos e acumulação primitiva, Trad. Coletivo Sycorax.
Downloads
Publicado
08-10-2020
Edição
Seção
ENSINO DE FILOSOFIA E QUESTÕES DE GÊNERO (2020)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).