FILOSOFIA EM TRÂNSITO:

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA

Autores

  • Ubiratane de Morais Rodrigues Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v12i1.55020

Palavras-chave:

Filosofia em trânsito, Formação docente, Extensão universitária

Resumo

Este artigo problematiza a formação de professores e professoras de filosofia a partir da dialética universidade-escola-universidade a fim de pensar uma formação filosófica em trânsito. Para isso demonstra-se, a partir da extensão universitária e do método dialético, a existência de um trânsito filosófico capaz de aproximar a universidade da escola, permitindo ao (à) discente não só a construção de sua identidade docente, como também experenciar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula. Ao final, apresentamos a extensão universitária como espaço de múltiplas oportunidades para a formação filosófica e pedagógica do professor de Filosofia.

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Publicado

17-08-2021

Edição

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Artigos