PERFORMATIVIDADES PRETAS NA FILOSOFIA DA ARTE IORUBÁ:
CONEXÕES ENTRE GÈLÈDÉ, FESTIVAL OLOJÓ E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFROBRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i1.63177Palavras-chave:
Festival Gèlèdè, Festival Olojó, Conexões Estéticas, Manifestações afro ameríndias, Filosofia AfricanaResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida para pensar as conexões estéticas entre a Iorubalândia e o Brasil a partir dos espetáculos Gèlèdé, o Festival Olojó na África e as manifestações culturais afro ameríndias, dando enfoque às questões que envolvem as materialidades, relações com eventos naturais, históricos e sociais, associados a um pensamento peculiar sobre as concepções do sagrado, elencados como fundantes dos processos constitutivos de tais eventos, os quais refletem experiências e cosmo percepções que formulam as subjetividades de um povo descendente de África, verificadas nas atividade das comunidades de onde são originários, bem como seus aprendizes. Associados à mística rebelde e brincante de Exu, as manifestações diaspóricas remetem a novas possibilidades de ordenação de uma realidade ora marcada pelos processos coloniais. Estes, figurados pela via do riso, promovem na suas comicidades, a possibilidade de modos de viver, através de uma percepção crítica da realidade, tornando-se elemento primevo de uma estética devocional e propositiva de novos e reformulados olhares sobre a vida.
Downloads
Referências
AMIRA, Lhola. .Conversas Entrevista a Wura-Natasha Ogunji. Catálogo 33ª Bienal de São Paulo. p. 316 - 318. São Paulo, 2018. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/33bsp-catalogo-pt . Acesso em 12/06/2022.
BARRETO, Tainá Dias de Moraes. Tem Mulher Na Brincadeira? Falas Femininas, Corpo E Dança Na Tradição Do Cavalo Marinho Pernambucano. Revista Linha Mestra, n. 39, p. 19-30, set/dez de 2019 . Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/312/341 . Acesso em 12/06/2022.
BLIER, Suzanne Preston. Art and risk in ancient Yoruba: Ife history, power, and identity, c. 1300. Suzanne Preston Blier. United Kigdom: Cambridge University Press, 2015.
BROCHADO, Izabela C. O Mamulengo e as Tradições Africanas de Teatro de Bonecos. Izabela Brochado. Móin Móin. Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. v.2, p. 138-155. Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2006.
DAMATTA, Roberto. O carnaval como um rito de passagem. Roberto Damatta. In: Ensaios de antropologia estrutural.- Petrópolis: Vozes, 1973.
DREWAL, Henry John et al. Gẹlẹdẹ: Art and female power among the Yoruba. Henry John Drewal e Margareth Thompson Drewal. - Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 1983.
EUGENIO, Naiara Paula. Estética e Filosofia da Arte Africana. Problemata: Revista Internacional de Filosofía, v. 11, n. 2, p. 112-123, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/53634/30947. Acesso em 15 de Junho de 2022.
GANDRA, Alana. Hábito de homens se fantasiarem de mulher no carnaval é um ritual de inversão. Alana Gandra. Agência Brasil, 02 de Março de 2014. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2014-03/habito-de-homens-se-fantasiarem-de-mulher-no-carnaval-e-um-ritual-da, acesso em 26 de Maio de 2022.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 92, n. 93, p. 69-82, (jan./jun.), 1988b, p. 69-82.
LAWAL, Babatunde. The Gẹ̀lẹ̀dé spectacle: art, gender, and social harmony in an African culture. Babatunde Lawal. - Seattle e Londres: University of Washington Press, 1996.
LOPES, Vitor. Anchieta (ES) - o mar responde. Vitor Lopes. - Site Overmundo, 05 de Julho de 2007. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/anchieta-es-o-mar-responde, acesso em 26 de Maio de 2022.
MR. TARRISON. Gelede Ceremony, Nr Cove, Benin, YouTube, 23 de Out. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MvhNX8-rGeY, acesso em 26 de Maio de 2022.
NOBLES. Wade. Sakhu Sheti: retomando e reapropriando um foco psicológico afrocentrado. Wade Nobles. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.) Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
PAULA, Naiara; WER, Claudia. Filosofia Africana: um estudo sobre a conexão entre ética e estética. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, v. 10, p. 128-138, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39890/21266. Acesso em 15 de Junho de 2022.
SÀLÁMÌ, Síkírù (King);. Exu e a ordem do universo. Síkù Sàlámì e Ronilda Iakemi Ribeiro. - 2. Ed. São Paulo: Oduduwa, 2015.
SOUSA, Jamilson Oliveira de. As caretas e o nego fugido fazem a festa em Acupe: Estudos interdisciplinares sobre a cultura popular, a tradição e a educação nas performances sociais que fazem a festa em Acupe. UFBA. 2014. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17487/1/Jamilson%20Sousa.pdf. Acesso em 12/06/2022 .
SOUZA, Roberta. Os Mestres do Reisado Cearense saem às ruas mais um Dia de Reis. 05/jan/2020. Fotografia de Fabiane de Paula. Disponível em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/mestres-do-reisado-cearense-saem-as-ruas-em-mais-um-dia-de-reis-1.2194375 . Acesso em 11/06/2022.
THE BRITISH LIBRARY. Extract from ‘Gèlèdé: A Yoruba masquerade’. YouTube, 29 de Fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=afUTAx_EG14. Acesso em 26 de Maio de 2022.
UNESCO. The Oral Heritage of Gelede. YouTube, 26 de Setembro de 2009. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ycSMt0bjE1c, acesso em: 26 de Maio de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Naiara Paula Eugênio, Glauce Regina Assis de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).