SOBRE A CONCEPÇÃO DE CAPITAL FINANCEIRO E DEMOCRACIA

Autores

  • Matheus Maria Beltrame UACS/CFP/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i3.66193

Palavras-chave:

Capital fictício, Capital financeiro, Marx, Hilferding, Democracia

Resumo

Nosso objetivo é investigar a concepção de capital financeiro, a partir da teoria de Karl Marx e de teorias influenciadas pelo seu pensamento, e sua relação com a democracia. Trata-se de uma aproximação a noção de capital financeiro, uma noção paradoxal na economia política, de uma investigação da sua relação e influência no contexto da democracia, da política e do Estado. Neste sentido, levantamos aspectos da crítica ao capitalismo em Marx analisando a concepção de capital fictício e de capital portador de juros. O desdobramento desta teoria em Hilferding e a contribuição deste autor ao teorizar a concepção de capital financeiro e sua hegemonia no início do século XX. E abordamos um segundo momento de hegemonia do capital financeiro a partir de 1970, com o neoliberalismo e sua política de liberalização e desregulamentação que tem como consequência a captura do Estado via dívida pública, a financeirização das escolhas de investimento, uma série de medidas contra os trabalhadores em nível mundial. No Brasil esse programa vai promover um movimento de desindustrialização, reprimarização da economia e austeridade fiscal, que tem acentuado a exploração forçada dos trabalhadores brasileiros e uma condição de existência cada vez mais precarizada, que interfere nos modos de subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTTOMORE, Tom (ed.). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BRUNHOFF, Suzanne de. Finança, capital, Estados. In: BRUNHOFF, Suzanne de et al. A finança capitalista. Trad. Rosa Maria Marques e Paulo Nakatani. São Paulo: Alameda, 2010.

CHESNAIS, François. A proeminência da finança no seio do ‘capital em geral’, o capital fictício e o movimento contemporâneo de mundialização do capital. In: BRUNHOFF, Suzanne de et al. A finança capitalista. Trad. Rosa Maria Marques e Paulo Nakatani. São Paulo: Alameda, 2010.

CHESNAIS, François. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, François (Org). A finança mundializada: nas raízes sociais e políticas, configuração, consequências. Trad. Rosa Maria Marques e Paulo Nakatani. São Paulo: Boitempo, 2005.

DESAI, Meghnad. Capital financeiro. In: BOTTOMORE, Tom (ed.). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias tem mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia literária, 2017.

DUMÉNIL, Gérad; LÉVY, Dominique. O neoliberalismo sob a hegemonia norte-americana. In: CHESNAIS, François (Org). A finança mundializada: nas raízes sociais e políticas, configuração, consequências. Trad. Rosa Maria Marques e Paulo Nakatani. São Paulo: Boitempo, 2005.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2005.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Declaração: Isto não é um manifesto. Trad. Carlos Szlak. São Paulo: n-1 edições, 2016.

GHIRALDELLI, Paulo. República Brasileira: de Deodoro a Bolsonaro. São Paulo: CEFA editorial, 202.

HILFERDING, Rudolf. O capital financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

JAPPE, Anselm. A sociedade autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição. Trad. Júlio Henriques. São Paulo: Elefante, 2021.

JAPPE, Anselm. Crédito à morte: a decomposição do capitalismo e suas críticas. Trad. Robson J. F. Oliveira. São Paulo: Hedra, 2013.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I: O processo de produção do capital.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2014. Livro II: O processo de circulação do capital.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017. Livro III: O processo global da produção capitalista.

NAKATANI, Paulo; BRAGA, Henrique P. O sistema de crédito moderno. In: MELLO, Gustavo M. de C.; NAKATANI, Paulo (Org.). Introdução à crítica da financeirização: Marx e o moderno sistema de crédito. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

NAKATANI, Paulo. As formas concretas e derivadas do capital portador de juros. In: MELLO, Gustavo M. de C.; NAKATANI, Paulo (Org.). Introdução à crítica da financeirização: Marx e o moderno sistema de crédito. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

NÓVOA, Jorge. A humanidade à beira do abismo: a exaustão ecológica planetária mais além do capitalismo. In: FRESSATO, Soleni B; NÓVOA, Jorge (Org.). Soou o alarme: a crise do capitalismo para além da pandemia. São Paulo: Perspectiva, 2020.

POSTONE, Moische. Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx. Trad. Amilton Reis, Paulo Cézar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2014.

SOTO, Olga P.; MELLO, Gustavo M. de C. O capital portador de juros. In: MELLO, Gustavo M. de C.; NAKATANI, Paulo (Org.). Introdução à crítica da financeirização: Marx e o moderno sistema de crédito. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

TEIXEIRA, Adriano L. A.; GOMES, Helder. O capital em movimento: dos ciclos às formas autonomizadas do capital. In: MELLO, Gustavo M. de C.; NAKATANI, Paulo (Org.). Introdução à crítica da financeirização: Marx e o moderno sistema de crédito. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Trad. Paulo Cézar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Edição

Seção

ESPECIAL – O filósofo do Sertão: homenagem ao prof. Edmilson Alves de Azevêdo