ENGAJANDO O PROFESSOR-POVO:

UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICA DOCENTE ENTRE NIDELCOFF E HOOKS

Autores

  • Arthur Cardoso de Andrade Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i5.67174

Palavras-chave:

Professor-povo, Pedagogia Engajada, Prática docente

Resumo

O artigo se propõe a apresentar algumas considerações acerca de como a prática docente é compreendida a partir das propostas de Maria Teresa Nidelcoff e bell hooks, analisando de modo específico os conceitos de professor-povo e o de pedagogia engajada, tendo como foco estabelecer uma relação entre essas concepções. No desenvolvimento deste texto, apresentamos (1) quais são as problematizações e posturas didáticas nas quais se apoia Nidelcoff para o desenvolvimento de sua proposta de escola, (2) as configurações do conceito de Pedagogia Engajada na obra de hooks e (3) como é possível estabelecer uma relação de ressignificação de um conceito para o outro. Por fim, identificamos que existem complexos pontos de convergência entre os dois conceitos que estabelecem o modo como a contextualização de práticas de ensino e posturas docentes é o caminho para a transformação do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CABRAL, Bárbara Harianna de. Resenha-Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Manduarisawa, v. 4, n. 2, p. 199-203, 2020.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. 2. ed. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola/UNIMEP, 1977.

HOOKS, Bell. Teaching to Transgress. New York: Routledge, 1994.

NIDELCOFF, María Teresa. ¿Maestro pueblo o maestro gendarme? 2. ed. Rosario: Editorial Biblioteca, 1974.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autência, 2021.

SILVEIRA, Lisiane Bender da; ESCOTT, Clarice Monteiro. Ensino Médio Integrado: uma proposta de autoavaliação. Scientia Tec, v. 7, n. 1, 2020.

VERONELLI, Gabriela A. 2016. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística, n. 81, p. 33-58. Disponível em: http://dx.doi. org/10.11144/Javeriana.uh81.scdl. Acesso em: 7 ago. 2020.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Edição

Seção

Artigos