ENGAJANDO O PROFESSOR-POVO:
UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICA DOCENTE ENTRE NIDELCOFF E HOOKS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i5.67174Palavras-chave:
Professor-povo, Pedagogia Engajada, Prática docenteResumo
O artigo se propõe a apresentar algumas considerações acerca de como a prática docente é compreendida a partir das propostas de Maria Teresa Nidelcoff e bell hooks, analisando de modo específico os conceitos de professor-povo e o de pedagogia engajada, tendo como foco estabelecer uma relação entre essas concepções. No desenvolvimento deste texto, apresentamos (1) quais são as problematizações e posturas didáticas nas quais se apoia Nidelcoff para o desenvolvimento de sua proposta de escola, (2) as configurações do conceito de Pedagogia Engajada na obra de hooks e (3) como é possível estabelecer uma relação de ressignificação de um conceito para o outro. Por fim, identificamos que existem complexos pontos de convergência entre os dois conceitos que estabelecem o modo como a contextualização de práticas de ensino e posturas docentes é o caminho para a transformação do espaço escolar.
Downloads
Referências
CABRAL, Bárbara Harianna de. Resenha-Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Manduarisawa, v. 4, n. 2, p. 199-203, 2020.
DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação na América Latina. 2. ed. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola/UNIMEP, 1977.
HOOKS, Bell. Teaching to Transgress. New York: Routledge, 1994.
NIDELCOFF, María Teresa. ¿Maestro pueblo o maestro gendarme? 2. ed. Rosario: Editorial Biblioteca, 1974.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autência, 2021.
SILVEIRA, Lisiane Bender da; ESCOTT, Clarice Monteiro. Ensino Médio Integrado: uma proposta de autoavaliação. Scientia Tec, v. 7, n. 1, 2020.
VERONELLI, Gabriela A. 2016. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística, n. 81, p. 33-58. Disponível em: http://dx.doi. org/10.11144/Javeriana.uh81.scdl. Acesso em: 7 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Cardoso de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).