HOMEM:
UM ENIGMA A SER DECIFRADO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i3.67440Palavras-chave:
Homem, História das Ideias, ParadoxoResumo
O presente artigo aborda a problemática da busca humana pelo autoconhecimento, o conhecimento de si mesmo. A mesma é considerada por pensadores reconhecidamente importantes como sendo a principal tarefa do filosofar. Ao longo da história do pensamento ocidental essa busca representa um grande desafio, pois as condições de sua realização mudam à medida em que nos empenhamos em alcançar seu propósito. Desde o momento em que foi colocado como um objetivo a ser alcançado o referido problema gerou fortes controvérsias quanto à sua viabilidade. A abordagem proposta por Arthur Onken Lovejoy, em Reflections on human nature, e a perspectiva dada pela história das ideias nos leva a cogitar a hipótese de que a mesma representa uma forma de paradoxo.
Downloads
Referências
AUSTIN, J.L. Philosophical Papers. Oxford: Clarendon Press. 1961.
CASSIRER, E. An essay on man: An introduction to a philosophy of human culture. Yale University Press, 1944.
CASSIRER, E. Antropologia Filosófica. Um ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradutor Vicente Felix de Queiroz. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1972.
LOVEJOY, Arthur Onckhen. Reflections on human nature. Baltimore: The Johns Hopkins Press, 1961.
SCHELER, M. A situação do homem no cosmos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edição texto & grafia, 2008.
SIBILIA, Paula. El hombre postorgánico: Cuerpo, subjectividade y tecnologias digitales. 1. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Atílio Pires da Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).