DA CRENÇA AO CONHECIMENTO:

REPENSANDO O PAPEL DO ARGUMENTO DE AUTORIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA EPISTEMOLOGIA

Autores

  • Clair de Luma Capiberibe Nunes UFMS / Doutoranda https://orcid.org/0000-0002-6536-3131
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i5.67768

Palavras-chave:

Educação Científica, Conhecimento Científico, Crença Científica, Filosofia da Ciência, Lógica Informal

Resumo

O argumento de autoridade, uma das cinco formas de argumentação, é amplamente utilizado no ensino de ciências. Neste estudo, propomos uma análise crítica imanente desse tipo de argumento. Nossa investigação revelou que a formulação tradicional do argumento de autoridade pode resultar em um ensino limitador, incentivando a crença científica em vez da construção do conhecimento científico, e também pode ser um veículo para a perpetuação de uma ideologia manipuladora, como o cientificismo. Contrapondo isso, nossa análise crítica sugere procedimentos que reformulam o Argumento de Autoridade, tornando-o um meio tanto para a produção de conhecimento científico quanto para a reflexão sobre a natureza da ciência. Para alcançar nosso objetivo, rejeitamos a concepção tradicional de conhecimento como uma crença (opinião) verdadeira e justificada, e adotamos uma definição pragmática que compreende o conhecimento como crença (opinião ou hipótese) em processo de averiguação. Exigimos, especialmente, que essa averiguação obedeça a um conjunto de virtudes epistêmicas, como sincronicidade e diacronicidade, consideração da evidência total, imanência e perspectivismo (confrontação de diferentes formulações e soluções do problema), além de estabelecer interfaces com filosofias da ciência (epistemologia).

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Biografia do Autor

Clair de Luma Capiberibe Nunes, UFMS / Doutoranda

Pioneira como MULHER TRAVESTI na academia, obtive graduações em Comunicação Social pela Universidade do Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal e em Física. Meu percurso acadêmico inclui também um Mestrado em Ensino de Ciências, com foco na Construção do Conhecimento, e atualmente sou doutoranda na mesma área pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Minhas áreas de atuação abrangem diversos domínios:

1. Ontoepistemologia da Ciência: Meu foco reside no Realismo Perspectivista Emergentista, bem como no estudo das ideologias e mitologias no contexto científico, inspirados na abordagem de Barthes, Maia, Derrida, Wittgenstein, Quine e Fleck e na Pragmática da Investigação Científica. Além disso, desenvolvi, em meu doutorado, a Ontoepistemologia Topológica e a Topologia Ontoepistemológica como instrumentos analíticos para compreender a construção do conhecimento e promover o ensino de ciências sob uma perspectiva crítica e sócio-materialista.

2. História e Historiografia da Ciência: Particularmente, investigo a gênese e o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Especial e Geral, aplicando uma abordagem materialista histórica.

3. Ensino de Ciências: Minha atenção se volta para abordagens educacionais que incorporam explicitamente História e Epistemologia da Ciência.

4. Física-Matemática: No campo da matemática aplicada à física, meu foco abarca tópicos como Álgebra e Cálculo Multivetorial, bem como Cálculo Fracionário. Explorei temas como Álgebras Não Comutativas, Números elípticos, hiperbólicos e parabólicos, Números híbridos, entre outros. Também abordei questões ligadas a Álgebras Multivetoriais em Variedades Afins, Cálculo Íntegro-Diferencial Arbitrário, Derivadas Negativas e Fracionárias, Espaços com Dimensões Negativas, Grupos Híbridos e caracterização do espaço-tempo plano.

Minha trajetória acadêmica é marcada pela busca incessante de compreender as interseções entre diferentes disciplinas, promovendo uma abordagem holística para enriquecer o conhecimento e o ensino de ciências. Minhas contribuições refletem meu comprometimento em desafiar paradigmas e expandir os horizontes da pesquisa acadêmica.

Wellington Pereira de Queirós , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Tecnologia; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Tecnologia; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Foi representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) nos biênios 2018-2019 e 2020-2021.

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Publicado

31-12-2023

Edição

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Artigos