DIDÁTICA DA FILOSOFIA NO BRASIL:
HISTÓRIA E PERSPECTIVAS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70219Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Didática da Filosofia, Licenciatura em Filosofia, Orientações FormativasResumo
As ideias que compõem o presente artigo foram apresentadas, por sua autora, no VII Encontro do GT ANPOF - Filosofar e Ensinar a Filosofar, realizado no mês de agosto de 2023, na Universidade Federal de Santa Maria, na mesa temática Ensino de Filosofia e Didática da Filosofia: aproximações e distanciamentos. Dela também fizeram parte a professora Laura Agratti, da Universidade de Mar del Plata, Argentina, e o professor Geraldo Balduíno Horn, da Universidade Federal do Paraná, (por vídeo conferência). Assim, este artigo analisa a didática da filosofia como saber e como disciplina e dá destaque para algumas condições que permitiram a emergência de certas relações entre Filosofia e Ensino, bem como entre Filosofia e Didática (Geral e da Filosofia), em momentos específicos da história educacional brasileira. Os estudos da professora Laura Agratti (2008a; 2008b), dedicados a identificar e a problematizar as mudanças ocorridas nos modos de conceber a formação de professores de filosofia na Argentina, a partir do século XX, foram fonte de inspiração para as ideias aqui apresentadas. Portanto, como um resultado, ainda parcial de nossa investigação, no presente artigo são apresentadas e problematizadas, na seção final, as três orientações que sustentaram e vem sustentando a formação de professores e professoras de filosofia para o ensino médio, no Brasil. São elas: orientação didatista, orientação filosófico-didática e orientação de fundamento, também denominada – filosofia do ensino de filosofia.
Downloads
Referências
AGRATTI. Laura. Apuntes para pensar un giro copernicano en el enseñar a enseñar filosofia. In: GRAU, Olga; BONZY, P. (Org.). Grafias filosóficas. Problemas actuales. Universidad del Chile: UNESCO, 2008a.
AGRATTI. Laura. A orientação de fundamento: uma perspectiva problematizadora para a formação de professores de filosofia. In: KUIAVA, Evaldo Antônio; SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei (Org.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2008b.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CERLETTI, Alejandro. Ensino da filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, Silvio; CORNELLI. Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
FAVARETTO, Celso. A filosofia e seu ensino: entrevista com Celso Favaretto (com Marcelo Carvalho). In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org.). Ensinar Filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central do Texto, 2013.
FÁVERO, Maria de Lourdes (Coord.). Faculdade Nacional de Filosofia: caminhos e descaminhos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/INEP, 1989. V. 4.
GALAZZI, Laura. ¿Es posible una didáctica de la filosofía inmanente? In: PULIDO CORTÉS, Óscar; ESPINEL BERNAL, Óscar Orlando; GÓMEZ MENDOZA, Miguel Ángel (Org.). Filosofía y ensenãnza: miradas em Iberoamérica.Tunja: Editorial UPTC, 2018. 362 p.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
GARCIA, Maria Manuela Alves. O campo da didática no ensino superior: um enfoque sócio-histórico. Educação e Realidade, v. 20, n. 1, p. 73-91, jan./-jun. 1995.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz um filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Tradução de Silvio Gallo. Ijuí: Editora da Unijuí, 2002.
RIBAS, Maria Alice et all. (Org.). Filosofia e ensino: filosofia na escola. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2005.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educar em Revista, Curitiba, n. 46, out./dez. 2012.
VELASCO, Patrícia Del Nero. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. In: Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, e20200018, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisete Tomazetti
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).