A MODERNIZAÇÃO DO PENSAR COMO VIOLÊNCIA: O LEGADO DAS MISSÕES FRANCESAS DA USP E O CASO JEAN MAUGÜÉ

Authors

  • Gabriel Silveira

DOI:

https://doi.org/10.7443/24246

Keywords:

Formação em filosofia, Missões Francesas, Violência.

Abstract

Desde a fundação da Universidade de São Paulo (USP) houve importante influência da academia francesa sobre os estudos filosóficos ali desenvolvidos, especialmente pelo fluxo regular de professores daquele país nos primeiros anos da instituição. Esse fluxo, que se denominou “missões francesas”, estabeleceu um núcleo de estudos técnicos e rotineiros da tradição filosófica europeia com crucial impacto no que vem sendo fazer filosofia no Brasil. O segundo professor francês de filosofia a lecionar na USP, Jean Maugüé, redigiu um documento, O ensino da filosofia e suas diretrizes, considerado por Paulo Arantes a certidão de nascimento dos estudos filosóficos na USP. Arantes entende esse documento como parte de uma “reviravolta decisiva em nossa malsinada dependência cultural”, apontando para duas linhas complementares: 1) formação moderna e disciplinada nos clássicos da filosofia (europeia); 2) utilização da tradição apreendida para pensar o concreto. Apresenta-se neste trabalho uma interpretação distinta da de Arantes, que pretende fazer ver no documento de Jean Maugüé linhas de exercício de violência que constrangem o filosofar a um desenvolvimento euro-centrado e dependente. Defende-se a perspectiva de que com Maugüé se tenha, somente, atualizado a dependência cultural. O técnico em exegese filosófica resultante da formação em voga nas universidades brasileiras é exposto criticamente como ruína de uma alteridade pensante, feita submissa funcionária de miudezas dos clássicos europeus.

 

[doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v6i1.24246]

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARANTES, Paulo. Um Departamento Francês de Ultramar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

ARMIJOS PALÁCIOS, Gonçalo. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. Goiânia: Editora da UFG, 1997.

BENJAMIN, Walter. Teoria do conhecimento, teoria do progresso. In: ______. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. p. 499-530.

CABRERA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

DUSSEL, Enrique. Una nueva edad en la historia de la filosofía: el diálogo mundial entre tradiciones filosóficas. Educación Superior. México, ano 7, n. 43-44, jan/abr. 2009. p. 44-58.

MANIFESTO da escola de Brasília. Das Questões. Brasília, n. 1, set/dez. 2014.p. 109-113. Disponível em:

<http://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/12551/8728>. Acesso em 08 Fev 2015.

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo. A escola francesa de historiografia da filosofia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

MAUGÜÉ, Jean. O ensino de filosofia e suas diretrizes. Disponível em:<http://www.fflch.usp.br/df/pet/textos/mauguee-jean-ensino-de-filosofia-suas-diretrizes>. Acesso em 10 Abr 2014.

PORCHAT PEREIRA, Oswaldo. Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia. Fundamento. v. 1, n. 1 – set.-dez. 2010. Disponível em: . Acesso em 28 Abr 2014.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidaddel poder, eurocentrismo y América Latina. In: ______. Cuestiones y horizontes: de la dependência histórico-esttructural a la colonialidade/descolonialidaddel poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014. p. 777-832.

SEABRA, Murilo. Metafilosofia: lutas simbólicas, sensibilidade e sinergia intelectual. 2. ed. Brasília: Bibliofonte, 2014.

Published

2015-05-14