BUSTER KEATON E WITTGENSTEIN:
UMA AULA SOBRE OS JOGOS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DO FILME "A GENERAL" (1927)
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i3.70007Palavras-chave:
Cinema e Educação, Ensino de Filosofia, Jogos de Linguagem.Resumo
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein é um dos maiores expoentes das reflexões sobre Filosofia da Linguagem no século XX. Através do conceito de “jogos de linguagem”, o autor explica a diversidade de formas como as palavras são usadas no cotidiano e que os entendimentos de seus significados dependem dos contextos e práticas sociais em que elas são utilizadas. Contrariando o “atomismo lógico” de Russell, o qual inicialmente era adepto, em sua obra Investigações filosóficas, Wittgenstein (1999) mostrou que a linguagem não se submete aos rigores da Lógica, mas também se apresenta sob outras regras compartilhadas pelo convívio humano, além de que seus significados encontram-se nos diversos usos linguísticos e formas de comunicação. Nesse sentido, o presente artigo pretende elucidar a concepção de “jogos de linguagem” através do filme A General (1927), de Buster Keaton, utilizando essa obra do cinema mudo como recurso didático em aulas de Filosofia para séries do Ensino Médio, principalmente com o objetivo de “ilustrar” que a linguagem não se prende à lógica das palavras, mas também se expressa através de outras formas, de “jogos” capazes de promover a comunicação humana.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jorge Miranda de. Diálogo entre a Filosofia e o Cinema. ALCEU . v. 15, n.30, p. 168 a 181, jan./jun. 2015. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/Alceu%2030%20pp%20168%20a%20181.pdf. Acesso em 22 jan. 2024.
ALMEIDA, Rogério de. Cinema e Educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista (UFMG), v. 33, p. 1-27, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/kbqWpx6Vq6DszHrBT887CBk/abstract/?lang=pt. Acesso em 22 jan. 2024.
AMARAL, Murilo Garcia de Matos. Russell, Wittgenstein e o atomismo lógico. In: CARVALHO, Marcelo... [et al]. (Org.). Filosofia da linguagem e da lógica. São Paulo: ANPOF, 2015. p.35-43.
ANDREW, Geoff. A general (1927). In: SCHNEIDER, Steven Jay (Ed.). 1001 filmes para ver antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. p. 60.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2003.
BALLERINI, Franthiesco. História do cinema mundial. São Paulo: Summus, 2020.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. In. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e política. Obras escolhidas I. Trad. Rouanet S. P. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
D`ANGELO, Martha. Saber fazer Filosofia: pensadores contemporâneos. Aparecida: Ideias & Letras, 2011.
DOIMO, Diego Augusto; GEBRAN, Raimunda Abou. A Filosofia no Ensino Médio: o Cinema como recurso didático. Educação em Revista, Marília, v.19, n.1, p. 53-70, Jan.-Jun, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7901. Acesso em 22 jan. 2024.
FURTADO, Rita Márcia Magalhães. O cinema nos ensina? In: QUEIROZ, Fabrício David... [et al.]. (Org). Cinema e formação: concepções estéticas e pedagógicas. Campinas: Alínea, 2021. p. 53-62.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
RIBAS, Maria Alice Coelho; CENCI, Márcio Paulo. Filosofia e cinema: possíveis entrecruzamentos. Thaumazein, v.1, n.1, 2007, p.1-9. Disponível em: http://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/article/view/193/pdf. Acesso em: 22 jan. 2024.
RUSS, Jacqueline. Filosofia: os autores, as obras. Petrópolis: Vozes, 2015.
STHEPENSON, Ralph; DEBRIX, Jean R. O cinema como arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os pensadores).
YASHINISHI, Bruno José. O uso do cinema em aulas de Filosofia: roteiro didático para a aprendizagem de conceitos através de filmes. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n.2, p. 251-263, abr./ago., 2023. Disponível em:https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/7347/5630. Acesso em 27 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno José Yashinishi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).