MESTRE ECKHART:

POR UMA ESPIRITUALIDADE DA AÇÃO LIBERTADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i3.70371

Palavras-chave:

Mestre Eckhart, Filosofia, Espiritualidade, Ação Libertadora

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Esse trabalho é composto de duas partes: na primeira, analisamos como se comporta, no contexto medieval, alguns elementos da Filosofia do Mestre Eckhart e, na segunda, voltamos nossos olhares para a relação entre espiritualidade e ação libertadora, na contemporaneidade. Para tanto, partimos da problemática: quais são as contribuições da filosofia-místico-espiritual eckhartiana para a formação humana? Nesse sentido, trataremos, no primeiro momento, acerca da dimensão engajada de uma espiritualidade que não aliena. Em seguida, sinalizamos para a necessidade dos enfrentamentos aos fundamentalismos. Por fim, indicamos certos apontamentos para a formação humana. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com ênfase hermenêutica. Sobre os achados, destacamos os desafios de manter a tolerância para com a (des)crença alheia e a sabedoria de não transformar o diferente em divergente, diante de uma realidade secularizada e plural. Dessa forma, pretendemos pensar de que modo a acepção da dimensão espiritual apresenta-se como um princípio ético e não como a necessidade de renúncia ao mundo ou de introspecção solitária e sectária.

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Biografia do Autor

LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA, UFPE

Professor efetivo dos Municípios de Recife e Abreu e Lima, em Pernambuco. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2015) e especialização em Filosofia e Sociologia pela Faculdade Serra Geral (2022). Além disso, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2023).

EZIR GEORGE SILVA, UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação – CE.

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Publicado

29-12-2024

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Artigos