UM ESTUDO SOBRE A CRÍTICA DE WITTGENSTEIN I À FILOSOFIA E A POSSIBILIDADE DE UMA ÉTICA AO EXERCÍCIO FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i2.70767Palavras-chave:
Wittgenstein I, contrassenso, linguagem, FilosofiaResumo
O presente trabalho discute se há uma ética ao exercício filosófico a partir da crítica que Wittgenstein faz à filosofia na obra Tratactus Logico-Philosophicus. O presente artigo encontra-se dividido em quatro seções. Num primeiro momento, na seção 1, apresentamos uma breve compreensão dos conceitos de mundo, pensamento e linguagem. Na seção 2, apresentamos a crítica de Wittgenstein à filosofia, através da exposição sobre as proposições sem sentido, os contrassensos filosóficos. Na seção 3, discutimos sobre uma possível abordagem ética da obra Tractatus. Por fim, na seção 4, apresentamos nossas considerações finais. Segundo Wittgenstein, os acordos tácitos utilizados para o entendimento da linguagem usual são enormemente complicados. O Tractatus inicia o que seria para Wittgenstein a missão da filosofia: identificar os equívocos de nossa linguagem e, assim, no reconhecimento dos limites do que pode ser expresso, compreender os limites do que pode ou não ser pensado.
Downloads
Referências
HACKER, P. M. S. Wittgenstein. Sobre a Natureza Humana. Tradução de Joao Vergílio Gallenari Cuter. São Paulo: Editora UNESP, 2000. (Coleção Grandes Filósofos)
MIGUENS, Sofia. Material Didático: Filosofia da Linguagem – Uma Introdução. Elaborado para a disciplina de Filosofia da Linguagem I na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratactus Logico-Philosophicus. Tradução, apresentação e estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos; Introdução de Bertrand Russell. 2ª.edição revista e ampliada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iraceles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).