SOBRE A RELAÇÃO ORIENTANDOS-ORIENTADORES E METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL

Auteurs

  • Wallace Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Eliete Correia dos Santos Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-5491-5711

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58814

Mots-clés :

Metodologia científica., Relação Orientador-orientando., Mestrado profissional.

Résumé

Este artigo objetiva mostrar os fundamentos metodológicos de uma pesquisa em andamento realizada no mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino- PPGLE da UFCG, que investiga a relação orientando-orientador em um mestrado profissional de uma universidade pública brasileira, a partir do seguinte questionamento: como acontece o processo de orientação, orientando-orientador, no ProfLetras/UFCG-CFP? Nesse sentido, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, apresenta-se a contextualização da pesquisa. Em um segundo momento, explicita-se todo o percurso metodológico usado para a geração dos dados, assim como uma descrição das categorias de análises. Acredita-se que este relato dos passos metodológicos possa colaborar para o estudo de metodologia científica para se pensar um conjunto de ações planejadas desde o levantamento de questões, hipóteses ou problemas aos procedimentos de coleta e análise de dados, pois desenhar metodologicamente uma pesquisa é tão desafiador quanto delinear o seu objeto científico, pois requer a comprovação de fenômenos por meio de métodos e técnicas sistematizados e verificáveis em torno do que propomos estudar.  Conclui-se que a pesquisa em torno das relações sociais no âmbito acadêmico de formação de professores da educação básica, propondo soluções para os problemas cotidianos encontrados nas salas de aula, é um campo vasto de investigação. 

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Biographie de l'auteur

Eliete Correia dos Santos Eliete Correia dos Santos , Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG e do PPGFP- UEPB. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Publiée

2021-12-10

Comment citer

Dantas, W., & Eliete Correia dos Santos , E. C. dos S. . (2021). SOBRE A RELAÇÃO ORIENTANDOS-ORIENTADORES E METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL. PROLÍNGUA, 16(2), 31–44. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58814