Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos no Acompanhamento Farmacoterapêutico de Neonatos na Terapia Intensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2024v28n1.65617

Palavras-chave:

Neonatologia, Unidades de Terapia Intensiva, Anti-Infecciosos, Atenção Farmacêutica, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivos: Descrever as características sociodemográficas, a condição clínica, o perfil farmacoterapêutico e classificar os principais problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM) em neonatos em terapia intensiva nos primeiros 28 dias de vida.  

Metodologia: estudo longitudinal, observacional realizado no período de fevereiro a agosto de 2020. Utilizou-se o método Pharmaceutical Workup of Drug Therapy.

Resultados: Nesse período foram admitidos 688 recém-nascidos, dos quais 208 (30,2%) utilizaram medicamentos antimicrobianos nos primeiros 28 dias de vida. A maioria dos pacientes era do sexo masculino, nascidos de parto vaginal, admitidos por prematuridade, filhos de mães primigestas e solteiras. Foram identificados 77 problemas relacionados ao uso de medicamentos, de efetividade (57,2%) e segurança (42,8%) no recém-nascidos. Foram prescritos um total de 495 antimicrobianos sendo ampicilina e gentamicina os mais frequentes. A maioria dos pacientes teve como desfecho a alta hospitalar (78,4%), porém 16,3% dos pacientes evoluíram para óbito.

Conclusão: Os PRM mais frequentes foram os relacionados à efetividade do tratamento, atribuídos às dificuldades de cálculos e ajuste de doses de medicamentos para essa população. Estudos de acompanhamento farmacoterapêutico em neonatologia ainda são necessários a fim de contribuir para a melhoria do cuidado ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2026

Como Citar

Martins, E. F. de O. ., Lara, G. G. ., Carvalho, W. da S., Reis, A. M. M., Martins, U. C. de M. ., & RESENDE, N. H. D. (2026). Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos no Acompanhamento Farmacoterapêutico de Neonatos na Terapia Intensiva . Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 28(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2024v28n1.65617

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.