A APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA NO USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM FÍLMICA COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SABER ESCOLAR

Autores

Resumo

Este artigo se propõe a investigar as possibilidades pedagógicas emergentes da apropriação da montagem cinematográfica no contexto educativo. Pretendem-se investigar o enunciado da montagem cinematográfica, seus elementos constituintes, as regras de funcionamento, as principais vertentes teóricas e os modos de construir o discurso fílmico, com o objetivo de identificar, entre os achados, os elementos que indicam as possibilidades de apropriação pedagógica da montagem cinematográfica em práticas educativas críticas e emancipadoras. A análise descritiva empreendida servirá de base para explicitar tais possibilidades a partir da análise de dois filmes de curta-metragem produzidos no contexto do projeto Inventar com a diferença, realizado em 2014. Fruto de uma iniciativa desenvolvida pela UFF, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto consistiu em formar e acompanhar educadores de escolas públicas do país para fazerem trabalhos audiovisuais com estudantes sobre a temática ‘Cinema e Direitos Humanos’.

Palavras-chave: Cultura visual. Imagem fílmica. Mediação do saber escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Leal Barquete, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduado em Comunicação pela UFSCAR e Mestrando em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, CE/UFPB, Brasil.

Referências

AUMONT, Jacques. A estética do filme. São Paulo: Editora Papirus, 1995.

CABRERA, Julio. Ciência e Filosofia: para uma crítica da razão logopática. In: CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à Filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. p. 15-48.

CANELAS, Carlos. Os fundamentos históricos e teóricos da montagem cinematográfica: os contributos da escola norte-americana e da escola soviética. Biblioteca online de Ciências da Comunicação, Lisboa: Instituto Politécnico da Guarda; 2010. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-canelas-cinema.pdf>. Acesso em: 18. ago. 2016.

CARLOS, Erenildo João. Letramento: um conceito ainda precário. Conceitos, João Pessoa, n. 6, p. 23- 32, 2001.

_____. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens, outras competências. In: CARLOS, Erenildo João (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008, p. 13-35.

_____. Introdução: por uma pedagogia crítica da visualidade. In: CARLOS, Erenildo João (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. p. 11-25.

_____. Pedagogia crítica da visualidade: assinalações e perspectivas. In: CARLOS, Erenildo João. (Org.). Educação e cultura visual: aprendizagens, discursos e memórias. 1 ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 19-43.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1990.

GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2008.

MARTIN, Marcelo. A linguagem cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MIGLIORIN, Cezar. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Niterói: Editora da UFF, 2014.

MOURÃO, Maria Dora Genis. A montagem cinematográfica como ato criativo. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo: v. 33, n. 25, p. 229-250, junho 2006. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/65628>. Acesso em: 18. ago. 2016.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de pesquisa, São Paulo: v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

Barquete, F. L. (2016). A APROPRIAÇÃO CRÍTICA DA MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA NO USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM FÍLMICA COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SABER ESCOLAR. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 92–110. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30268