CONTRIBUIÇÕES DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE PERSPECTIVA

Autores

  • Aníbal Menezes Maciel Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A imagem exerce uma importante função na sociedade contemporânea. Essa afirmação já é consenso no meio científico. Diversas áreas tomam esse instrumento para o desenvolvimento de suas pesquisas. No campo da Educação, vem crescendo essa visão. Especificamente, neste artigo, no âmbito da Educação Matemática, tomamos a fotografia - um dos gêneros da imagem - como mediadora no ensino de Matemática e nos perguntamos se ela contribui para o desenvolvimento do conceito do objeto matemático de perspectiva. Nosso objetivo foi de analisar o emprego da imagem fotográfica na introdução do conceito matemático de perspectiva. Para isso, contamos com as contribuições teóricas de Carlos, Santaella e Noth na questão da imagem; as de Flores, em relação à visualização matemática, e as de Dalcin e Flores, quanto ao trato do conteúdo em estudo, entre outros pesquisadores. Concluímos que, devido à sua posição icônica, como signo representante da realidade que tem o maior grau de iconicidade, a imagem fotográfica é capaz de mediar o desenvolvimento do conceito de perspectiva.

Palavras-chaves: Imagem fotográfica. Ensino de Matemática. Perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aníbal Menezes Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba FPB

Mestre em Educação pela Universodade Federal da Paraíba

Especialista em Educação pela Universidade de Campina Grande

Bacharel e Licenciado em Matemática

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Departamento de Matemática, Área de pesquisa: Educação Matemática

Referências

CARLOS, Erenildo J. O texto em questão: ressignificação conceitual e implicações pedagógicas. In: Revista Conceitos, João Pessoa, ADUFPB, v. 5, n. 8, p. 61-73, 2002.

______. O texto-imagem e a educação de jovens e adultos. In: Revista Conceitos, João Pessoa, ADUFPB, v. 6, n. 14, p. 43-50, nov. 2006a.

______. O emprego da imagem no contexto do livro didático de língua portuguesa. In: Revista Temas em Educação. João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 87-100. 2006b.

______. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens, outras competências. In: ______. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: UFPB, 2008. p. 13-35.

______. Introdução: Por uma pedagogia crítica da visualidade. In: CARLOS, J. C. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 11-25.

______. Introdução: a importância do ato de ver. In: CARLOS, Erenildo J.; VICENTE, Dafiana do S. S. (Orgs.). A importância do ato de ver. João Pessoa: UFPB, 2011. p. 7-27.

CARVALHO Madalena G.; FONSECA, Gláucia A. O uso da perspectiva matemática e o domínio do espaço real e imaginário. Disponível em: <http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/43.pdf.>. Acesso em: 21 jul. 2016.

CIAVATTA, Maria. Educando o trabalhador da grande “família da fábrica”. A fotografia como fonte histórica. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

D’ÁMBRÓSIO, Ubiratan. Prefácio. In: ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

______. Entrevista. In: Educação Matemática em Revista, ano 6, n. 7, SBEM, 1999.

DANTE, Luiz R. Projeto Teláris: Matemática. 1. ed., 4. v, 6º a 9º ano. São Paulo: Ática, 2012.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FISCHMAN, Gustavo E. Reflexões sobre imagens, cultura visual e pesquisa educacional. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004. p. 109-126.

FLORES, Cláudia R. Cultura visual, visualidade, visualização matemática. ZETETIKÉ-FE-Unicamp v.18, Número temático, p. 271-293. 2010.

______. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. In: Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.14, n.1, p.31-45, 2012.

FLORES, Cláudia R.; WAGNER, Débora R. Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a Educação matemática. In: Arte, Matemática e Educação Matemática. REMATEC, Natal, ano 7, n. 10, p. 09-29, jan-jun 2012.

FONTANA, Lélia L. Possibilidades para “ver o invisível” nas representações tridimensionais nos livros didáticos de Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação. Curitiba: UFPR, 2010.

LOPES. Antônio J. Projeto Velear: Matemática. 1. ed., 4. v, 6º a 9º ano. São Paulo: Scipione, 2012.

MACIEL, Aníbal de M. O uso da imagem no ensino de Matemática: uma visão contemporânea. In: ENCONTRO PARAÍBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7; 2012, João Pessoa. Anais, João Pessoa: EPBEM, nov. 2012. p. 22-24.

______. Possibilidades e limitações no uso da imagem fotográfica para o ensino de Matemática. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E VISUALIDADE, 3; 2013a, João Pessoa. Anais. João Pessoa: mai. 2013a. p. 8-10.

______. O posicionamento da fotografia perante o estudo da imagem. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 6; 2013, João Pessoa. Anais. João Pessoa: GEPPC, dez. 2013b. p. 2133-2151.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e História: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004. p. 19-36.

OROFINO, Maria I. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 1998.

SILVA, Margarida S. M. do M. Calça quadrada, cabeça redonda? Desenho animado na educação. In: CARLOS, J. C. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010. p. 87-102.

ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MALDONADO FILHO, E. O uso pedagógico da charge: a crítica e o humor na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15, 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

Maciel, A. M. (2016). CONTRIBUIÇÕES DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE PERSPECTIVA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 32–51. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30278