AS CHARGES DE RÉGIS SOARES EM ANÁLISE: UMA ESCAVAÇÃO PARA UMA LEITURA CRÍTICA

Autores

Resumo

A crítica, a ironia e o humor são algumas das estratégias presentes na charge para estabelecer uma relação com a realidade e fomentar visões de mundo construídas coletivamente por sujeitos pertencentes a determinados grupos. Por isso, não por acaso, vemos tal artefato, veiculado ora em impressos, ora em posts de websites, carregado de símbolos que expressam uma série de ideias acerca dos acontecimentos da realidade política e social. Assim, não é objetivamente o mundo que vemos, mas uma “visão de mundo” sendo proferida. Entre as funções da charge, aponta-se o propósito político-ideológico. Não raras vezes, a charge é confundida com outros desenhos humorísticos, como o cartoon, a caricatura e a tirinha. Tais gêneros apresentam particularidades que não nos permitem entendê-los como similares em sua totalidade, pois suas estratégias e regras de construção ocorrem de modo diferenciado. Diante disso, buscamos analisar as charges de Régis Soares que abordem a educação e descrevê-las em sua constituição. Para tanto, utilizaremos como metodologia a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012). Em suma, a leitura crítica das charges de Régis Soares contribui para potencializar as aptidões dos sujeitos com uma visão de mundo que enxergue esse cenário como espaço de reivindicação de melhorias para o lugar de sujeito do professor e de uma qualidade na educação para os sujeitos que têm acesso a ela.

Palavras-chave: Imagem visual. Discurso. Charge. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga. Mestranda em educação pela UFPB e Graduada em Pedagogia (UFPB). Foi voluntária do PROLICEN no projeto - O Uso de filmes como mediação da prática docente: um exercício do fazer interdisciplinar entre os professores do curso de pedagogia da UFPB -, no período de 2008.1 a 2008.2. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Extensão (PAELP/UFPB/PMJP) no período de 2008 a 2010, atuando em escolas Públicas da Rede Municipal de João Pessoa/PB no projeto Apoio Pedagógico as atividades de leitura Escrita e Matemática desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I. Foi monitora na disciplina de Sociologia da Educação I, no período de 2010.1 a 2010.2, com o projeto - Sociologia da Educação: o uso de filme como mediador do conhecimento escolar -. Atualmente, participa do grupo de pesquisa intitulado - A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos. Pertence à linha de Educação Popular como mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFPB, com o projeto de pesquisa Tracejando e Desvelando a charge na Educação de Jovens e Adultos.

Referências

AGOSTINHO, Alcione. A charge. 1993. 330 f. Tese (Doutorado em Artes) – USP, São Paulo, 1993.

ALCÂNTARA, Marcos; CARLOS, Erenildo. Análise Arqueológica do Discurso: uma alternativa de investigação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Intersecções, v. 6, n. 3, p. 59-75, nov. 2013. Disponível em:<http://www.anchieta.br/unianchieta/ revistas/interseccoes/pdf/Interseccoes_Ano_6_Numero_3.pdf>. Acesso em: 15 de jan. de 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec,1981.

CARLOS, Erenildo João. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens e competências. In: CARLOS, Erenildo João (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: UFPB, 2008. p. 13-35.

_______. Introdução à importância do ato de ver. In: CARLOS, Erenildo João; VICENTE, Dafiana (Orgs.). A importância do ato de ver. João Pessoa: UFPB, 2011. p. 7-27.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

_______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 9. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LESSA, David. O gênero textual charge e sua aplicabilidade em sala de aula. Travessias, Sergipe, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2013.

MACÊDO, José Emerson; SOUZA, Maria Lindaci. A charge no ensino de História. In: Encontro Estadual de História - Guarabira, 13., 2007,Campina Grande: UEPB, 2007. p.17. Disponível em: <http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST>. Acesso em: 15 abr. 2013.

MOUCO, Maria Aparecida; GREGÓRIO, Maria Regina. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. Trabalho final do programa de desenvolvimento da Educação - PDE 2007. Londrina: UEL, 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>. Acesso em: 15 abr. 2013.

SANTOS, Juliana. Intertextualidade em charges: uma abordagem cognitivista. Cadernos do CNLF, v. XIV, n. 4, t. 3, 2010.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. A imagem: cognição, semiótica e mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa. Educ. Rev., Curitiba, n. 27, n. 128, p. 203-219, jun. 2006.

SILVA, Alessandra. A formação discursiva através de charges. Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/~clafpl/88_Alessandra_Silva.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2013.

SILVA, Ivam. Humor gráfico: o sorriso pensante e a formação do leitor. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRN, Natal, 2008.

TOLEDO, Edilaine. Charge: uma abordagem textual e discursiva da realidade. In: SILEL, 2., 2011, Uberlândia: EDUFU, 2011.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

Coutinho, R. (2016). AS CHARGES DE RÉGIS SOARES EM ANÁLISE: UMA ESCAVAÇÃO PARA UMA LEITURA CRÍTICA. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(1), 52–71. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30302