APONTAMENTOS DE PEQUISA SOBRE O USO PEDAGÓGICO DO DESENHO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Neste texto, objetivamos registrar alguns apontamentos de pesquisa. Nossa hipótese de trabalho articula a questão do discurso e da visualidade no âmbito da educação de jovens e adultos (EJA). O objeto de estudo é o discurso sobre o uso pedagógico do desenho na alfabetização de jovens e adultos (AJA). Para investigá-lo, adotamos a análise arqueológica do discurso (AAD) como percurso metodológico. A análise parte de três documentos-fonte: o Parecer CNE/CEB/11/2000 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA); o Parecer CNE/CEB/23/2008, que institui as Diretrizes Operacionais para a EJA; e o Guia Nacional de Livro Didático para a EJA. Ao fim e ao cabo, a incursão pretende analisar, descrever e explicitar as condições de existência do objeto-discurso em questão.
Palavras-chave: Discurso. Uso pedagógico do desenho. Alfabetização de jovens e adultos.
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