O PROJETO VARANDA VÍDEO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO

Autores

  • Daniel Firmo de Souza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • José Ramos Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O Programa Escola Zé Peão (PEZP) é uma atividade de extensão da Universidade Federal da Paraíba, em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de João Pessoa/PB. O ‘Varanda Vídeo’ (VV) é um projeto de apoio às ações da Escola Zé Peão, criado em 1993, com o objetivo de oferecer suporte audiovisual às discussões sobre temas transversais pertinentes aos interesses de trabalhadores, como parte integrante das aulas de alfabetização de jovens e adultos. Este texto dedica-se a refletir sobre o uso do vídeo em atividades de alfabetização, compreendida como ação interligada à educação popular. Para isso, valemo-nos de estudos relacionados à educação popular, como os de Wanderley (2010), Fávero (1983) e de Vasconcelos (2013); dos que tratam da alfabetização de adultos, como os de Freire (2011), Schwartz (2010) e Pinto (2000); e dos que se dedicam a esclarecer o uso do vídeo em situações de aprendizagens escolares, com destaque para Ferrés (1996). Como um suporte da alfabetização, o vídeo, enquadrado na dinâmica pedagógica da Escola Zé Peão, potencializa o pensamento crítico dos que participam das atividades educativas desse Programa.

Palavras-chave: Aprendizagens. Varanda Vídeo. Escola Zé Peão. 

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Biografia do Autor

Daniel Firmo de Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduando de Ciencias da Computação da UFPB

José Ramos Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação, educação infantil, educação escolar e ensino-aprendizagem.

Referências

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Publicado

29-07-2018

Como Citar

Souza, D. F. de, & Silva, J. R. B. da. (2018). O PROJETO VARANDA VÍDEO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 42–59. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/32566